Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Vencedora do 1º lugar do Concurso de Contos da Unimep é do Rio de Janeiro

Vencedora do 1º lugar do Concurso de Contos da Unimep é do Rio de Janeiro

por Angela Rodrigues publicado 01/11/2016 05h00, última modificação 01/11/2016 10h14

Com o conto Ela Salvava os Insetos da Piscina, em que conta a história de uma menina rejeitada pelo pai e que salvava insetos da piscina do clube, Gisela Lopes Peçanha, de Niterói, Rio de Janeiro, foi novamente a vencedora do 1º lugar do 12º Concurso de Contos da Unimep. No ano passado, a escritora também foi a vencedora dessa colocação do evento literário.

Promovido pelo Núcleo Universitário de Cultura (NUC) da Unimep , o concurso de contos faz parte do 14º Unicult, que compõe a programação da 14ª Mostra Acadêmica da universidade. Pela conquista, Gisela receberá premiação no valor de R$ 400, terá o conto de sua autoria publicado em jornais e outros canais de comunicação, além de receber a assinatura do jornal A Tribuna Piracicabana por um ano e cinco livros da Editora Unimep.

O conto premiado com a 2ª colocação é de autoria de André Telucazu Kondo, de Jundiaí, São Paulo, com o conto Jabuti. Kondo receberá R$ 300, terá o conto publicado em distintos canais e receberá quatro livros da Editora Unimep. Para a terceira colocação, o conto escolhido foi A Venda do Seu Chico, escrito por Regina Ruth Rincon Caires, de Campinas, São Paulo. Já com o quarto lugar do concurso, o conto definido foi (...), de autoria de Ana Paula Giannini Rydlewski, de Itanhaém, São Paulo.

A premiação e as menções honrosas serão entregues aos vencedores na cerimônia de encerramento da 14ª Mostra Acadêmica da universidade, a ser realizada no dia 27, no Auditório Verde, Bloco 2 do campus Taquaral, a partir das 19h30. A entrada é gratuita.

No total, foram inscritos no concurso 490 contos enviados por autores de várias localidades do Brasil.

Menção honrosa

Além dos quatro classificados, o júri responsável pela premiação do concurso também selecionou oito contos para as menções honrosas. Os autores homenageados e os respectivos contos nessa modalidade do evento foram: Eduardo Figueira Florentino de Abreu (Duas Balas); Elias Araújo (Delicadas Relações para Construir Meninos); André Telucazu Kondo (Mamão); Weslley Moreira de Almeida (O Inventor de Infinitos); Gisela Lopes Peçanha (O Voo de Raquel); André Luiz de Melo (Santa Muerte); Otacílio Cesar Monteiro (O Menino Era Bom!) e Schleiden Nunes Pimenta (Algarves & Agravos Associados).

O júri de premiação do 12º Concurso de Contos da Unimep foi formado pelas professoras Josiane Maria de Souza, coordenadora do curso de letras-língua portuguesa da Unimep; Cibele Perina Aguiar, docente da graduação, e Angela Rodrigues, jornalista, representante do jornal A Tribuna Piracicabana. A reunião para a premiação dos contos vencedores foi acompanhada também por Joceli de Fátima Cerqueira Lazier, coordenadora do Núcleo Universitário de Cultura da Unimep e do Centro Cultural Martha Watts e Lívia de Oliveira Ribeiro, secretária do NUC.

Texto: Angela Rodrigues
Edição: Celiana Perina