Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Vencedores do Concurso de Contos são do Rio de Janeiro e de Piracicaba

Vencedores do Concurso de Contos são do Rio de Janeiro e de Piracicaba

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 29/10/2015 15h05, última modificação 26/04/2016 15h53

Dez profissionais de distintas localidades do país, incluindo Piracicaba, tiveram os seus talentos literários premiados e reconhecidos durante o 11º Concurso de Contos, promovido pelo Núcleo Universitário de Cultura da Unimep - NUC. Quatro autores foram premiados  e outros seis receberam menção honrosa pelas suas participações. O evento compõe o Unicult, festival cultural promovido na Mostra Acadêmica da Unimep. Esse ano, 453 contos  foram inscritos, incluindo três enviados de Portugal e um do Japão.

A entrega dos prêmios ocorrerá na cerimônia de encerramento da 13ª Mostra Acadêmica, a ser promovida hoje, 29. Os vencedores foram definidos no dia 15.

“Codinome: Teresa de Calcutᔠfoi o escolhido como o melhor trabalho do concurso e garantiu à sua autora, Gisela Lopes Peçanha, de Niterói, Rio de Janeiro, prêmio no valor de R$ 300, além de cinco livros da Editora Unimep e assinatura por um ano do jornal A Tribuna Piracicabana. O conto será publicado no site da Unimep e em outros canais de comunicação da universidade, além de no jornal A Tribuna Piracicabana. Para ler o conto completo, clique aqui: http://bit.ly/1RzqNw1

Na segunda colocação, o vencedor foi o conto “O Náufrago”, escrito por Marcos Roberto Terci, de Piracicaba. O autor receberá prêmio no valor de R$ 200 e quatro livros da Editora Unimep, além de ter o conto publicado no site da universidade e no períodico A Tribuna Piracicabana. Para ler o conto completo, acesse: http://bit.ly/1k7ivAw

“Vovô Mijada” é o título do trabalho premiado com a 3ª colocação do concurso, de autoria de Carlos Lopes da Silva Antonio, do Rio de Janeiro, que receberá prêmio no valor de R$ 100 e três livros da Editora Unimep. A quarta colocação ficou para “Noite de Marinheiro”, conto de autoria de Delmar Bertuol Alves da Silva, do município de Feliz, Rio Grande do Sul. Silva receberá dois livros da Editora Unimep.

Os livros oferecidos aos vencedores podem ser escolhidos no site da editora Unimep (unimep.br/editora) e retirados no NUC até 27 de novembro.

MENÇÕES

Além dos vencedores, outros seis contos receberam menção honrosa pelo júri de premiação: “A Promessa”, de autoria de Elias Araujo, da cidade de Américo Brasiliense (SP); “Reviravoltas”, escrito por André Luís Soares, de Guarapari (ES); “A Beleza de Elza”, também produzido pela vencedora do concurso, Gisela Lopes Peçanha, de Niterói (RJ); “Questão de Gênero”, de Mônica Dutra Milani, de Águas de Santa Bárbara (SP); “Azulejaria em Carne Viva”, escrito por Eduardo Aleixo Monteiro, de São Paulo (SP) e “Arre, Capeta!”, de Henriette Effenberger, da cidade de Bragança Paulista (SP).

JÚRI

O júri de premiação foi formado pelas docentes do curso de letras-língua portuguesa da Unimep: Josiane Maria de Souza, coordenadora da graduação, e Cibele Perina Aguiar; Angela Rodrigues, jornalista da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unimep e André Bueno de Oliveira, escritor. A reunião que definiu os vencedores foi acompanhada também por Joceli Cerqueira Lazier, coordenadora do NUC e do Centro Cultural Martha Watts, e Lívia Ribeiro, secretária do NUC.

Os autores de todos os contos selecionados no concurso recebem certificados de participação, que serão disponibilizados no formato digital no site da Mostra Acadêmica.

Texto: Angela Rodrigues
Fotos: acervo pessoal