Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Vencedores do Concurso Fotografe sua Universidade são divulgados

Vencedores do Concurso Fotografe sua Universidade são divulgados

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 10/10/2015 17h17, última modificação 26/04/2016 15h53

Os alunos Isabella Gimenes, Matheus Eduardo Betin Calligaris e Lucas Faria Macieira são os três vencedores do Concurso Fotografe sua Universidade, promovido pelo Núcleo Universitário de Cultura (NUC) da Unimep. Os estudantes são os autores das imagens vencedoras, respectivamente, nas categorias Arquitetura, Cotidiano, Saber e Prática. Cada um deles receberá, como prêmio um smartphone. A premiação ocorre no próximo dia 20, durante a sessão solene em celebração aos 40 anos de reconhecimento da Unimep como universidade. O evento será promovido no Teatro Unimep, a partir das 19h30.

O Concurso Fotografe sua Universidade foi sugerido e promovido pela comissão organizadora dos eventos comemorativos aos 40 anos da Unimep. A organização da iniciativa ficou a cargo dos docentes Cybelle Angelique R Tedesco e Oliver Mann, ambos do curso de fotografia da Unimep.

A iniciativa teve como proposta estimular a reflexão sobre o papel da universidade nos âmbitos do ensino, da pesquisa e da extensão bem como a interação desses três pilares frente aos desafios de uma sociedade em constante capacitação.

OLHARES

A fotografia produzida por Isabella Gimenes, 22, aluna do 8º semestre do curso relações internacionais, foi a vencedora na categoria Arquitetura, criada para evidenciar um olhar apurado sobre a arquitetura da instituição. Para os componentes da comissão responsável pela seleção do melhor trabalho, a imagem de autoria de Isabella valoriza a arquitetura do Teatro Unimep pelo ineditismo do enquadramento e sofisticação da luz, sobre um dos símbolos responsáveis pela disseminação de cultura e conhecimento da universidade.

Na categoria Cotidiano, o vencedor foi Matheus Eduardo Betin Calligaris, 23, jornalista, aluno do 4º semestre do curso de fotografia e assistente de mídias sociais da universidade, que utiliza profissionalmente o nome Bob Calligaris. De acordo com o júri de seleção, a imagem vencedora dessa modalidade deveria evidenciar e valorizar as ações diárias que movimentam a instituição e a escolha pela imagem de Calligaris se justifica pela capacidade de domínio do espaço e do tempo a partir de uma ampla harmonia entre o jogo de luz e sombra.

Lucas Faria Macieira, 21, aluno do 2º semestre de engenharia de produção, foi o autor da imagem vencedora na modalidade Saber e Prática, que teve como proposta a representação desses dois eixos. Para os jurados de seleção a imagem premiada apresenta um ponto de vista inusitado com excelente percepção sobre uma sala de aula e o professor e aluno.

O júri de seleção que definiu as imagens vencedoras do concurso foi formado pelos docentes: Hugo de Lima e Suzana Barretto.

ANOTE – Premiação dos vencedores do Concurso Fotografe sua Universidade. Dia 20, a partir das 19h30, no Teatro Unimep (rodovia do Açúcar, km 156, Piracicaba). A entrada é gratuita.

Texto: Angela Rodrigues
Fotos: divulgação