Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Vida universitária: um mundo de possibilidades e oportunidades

Vida universitária: um mundo de possibilidades e oportunidades

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 12/08/2014 07h34, última modificação 26/04/2016 15h51

Com o início das aulas do segundo semestre do ano letivo, chega a hora de conhecer um pouco mais sobre a Unimep e tudo o que ela tem para oferecer. A instituição possui dezenas de programas e oportunidades voltadas aos alunos, a exemplo da Central de Estágios, intercâmbios, projetos de iniciação científica e espaços de convivência, além de uma vida cultural intensa.

A coordenadora dos cursos de graduação, profa. Theresa Beatriz Santos, diz que o início da vida acadêmica é um momento de muitas oportunidades. “Diria para os alunos aproveitarem muito o que a universidade tem para oferecer. É um mundo novo, com inúmeras possibilidades em projetos de ensino, pesquisa e extensao, assim como existem chances de vivenciar experiências internacionais, como participar do programa Ciência Sem Fronteiras\", exemplifica.

A profa. também ressalta que a formação profissional é pautada na competência científica, ética e política, que a qualifica e a diferencia de outras instituições. \"Os projetos pedagógicos dos cursos foram reformulados recentemente, exatamente para oferecer uma formação mais contemporânea”, conta Theresa.

Saiba mais:

Assessoria de Inclusão – Atende, orienta e acompanha estudantes com algum tipo de necessidade especial, seja deficiência física ou sensorial, dificuldade cognitiva ou de aprendizagem. Promove debates e reflexão sobre inclusão social, e oferece apoio para pesquisas nessa área. Contato: (19) 3124-1592 ou inclusão@unimep.br.

Assessoria para Assuntos Internacionais
– Este setor oferece projetos e convênios com universidades e instituições de vários países nas áreas do ensino, pesquisa, extensão e cultura. As bolsas e oportunidades de programas de estudo, estágio e intercâmbio no exterior são oferecidas a estudantes, professores e comunidade em geral. Informações: (19) 3124-1528 ou internacional@unimep.br.

Central de Estágios
– Setor que apoia estudantes da Unimep a vivenciar a área prática de sua formação acadêmica por meio de estágios em empresas públicas e privadas, instituições, organizações. Para mais informações acesse: www.unimep.br/centraldeestagios ou visite a própria Central, localizada no átrio da biblioteca do campus Taquaral. Contato: (19) 3124-1675 ou estagios@unimep.br

Centro Cultural Martha Watts/CCMW – Localizado no campus Centro, é um espaço que integra arte, cultura e história por meio de eventos, consultas a arquivos históricos, salas de exposições, museu e laboratório de conservação documental. Contato: (19) 3124-1889 ou ccmw@unimep.br

Comitê de Prevenção à Dependência Química/CPDQ – Composto por professores, estudantes e funcionários que auxiliam a instituição a debater o uso de álcool e outras drogas. Além de promover ações preventivas, incentiva estudos, pesquisas e projetos de extensão sobre o tema. Para mais informações (19) 3124-1592 ou cpdq@unimep.br

Coordenador de curso – É responsável por orientar e informar os alunos sobre as atividades relacionadas à graduação, aos eventos e demais questões que envolvam estudantes. Não hesite, sempre o contate quando necessitar.

Diretório Central de Estudantes/DCE e Centro Acadêmico/CA – O DCE representa todos os universitários e os CAs os alunos de cada curso. São responsáveis por promoverem debates, atividades culturais, calouradas e lutas por melhoria de ensino e estrutura acadêmica. Procure pelo CA do seu curso.

Núcleo Universitário de Cultura/NUC – Tem como proposta inserir a cultura artística no cotidiano da universidade e se relacionar com a comunidade externa.

Programa de Apoio ao Aluno Ingressante (PAAI) – É oferecido para os calouros que possuem a necessidade de complementar seus conhecimentos em áreas defasadas do ensino médio. Os alunos devem consultar o coordenador do curso.

Programa de Iniciação Científica – A bolsa de iniciação científica é uma modalidade concedida pelo CNPq e pela Unimep aos alunos de graduação que participam de projetos de pesquisas com docentes. Os que se interessam pela bolsa devem se inscrever em prazos definidos pela instituição e acompanhar a divulgação. Mais informações: (19) 3124-1605 ou pesquisa@unimep.br

Programa de Formação Teórico – Prática do Discente
– É um programa de bolsas destinado aos alunos de graduação para apoiar a formação científica/política/ética/técnica de futuros profissionais em todas as áreas do conhecimento. Informações: (19) 3124-1604 ou extensao@unimep.br.

Pastoral Universitária e Escolar – A Pastoral oferece aos alunos, professores e funcionários orientação, consolo e encorajamento quando necessário. Todos os campi possuem capela; local onde ocorrem devocionais e celebrações de acolhimento e fraternidade. Contato: (19) 3124-1652 ou pastoral@unimep.br

Salão Universitário de Humor – Evento internacional que ocorre no mês de junho, no qual o universitário pode se expressar com a arte e a linguagem do humor gráfico.

Secretaria de Atendimento Integrado – Setor responsável por atender os alunos para informações integradas sobre sua vida escolar, matrícula, documentos, transferências, etc. O setor é vinculado a Secretaria Acadêmica, responsável pelos serviços de controle e registro acadêmico. Em todos os campi há uma Secretaria de Atendimento Integrado. Contato: (19) 3124-1666 (Taquaral); (19) 3124-1862 (Centro); (19) 3124-1777 (Santa Bárbara d’Oeste) e (14) 3533-6060 (Lins), ou pelo ai@unimep.br

Texto:
Jéssica Rodrigues