Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Visita à Hyundai fortalece a teoria aliada à prática para alunos da pós em administração

por ceperina — publicado 24/05/2016 05h00, última modificação 30/05/2016 08h45

A teoria aliada à prática, as parcerias da universidade com as empresas e possibilidades para novas pesquisas foram alguns dos resultados apontados por alunos do Programa de Pós-Graduação da Unimep, após visita no último dia 4 de maio à empresa Hyundai Motors Brasil. Nessa data, 20 estudantes de mestrado profissional e doutorado puderam conhecer os distintos espaços da montadora, além de acompanhar algumas das etapas da linha de montagem dos veículos. A atividade foi organizada pela coordenação do PPGA e é prática no programa desde a inauguração da fábrica em Piracicaba.

De acordo com o prof. Antonio Carlos Giuliani, a visita contribui para o desenvolvimento das relações entre a universidade e as empresas. “É importante que alunos possam estabelecer contato com o mundo empresarial para realizar pesquisas e conhecer todo processo produtivo, como a cultura da empresa. Além disso, a iniciativa contribui para o desenvolvimento entre ensino, pesquisa e extensão”, afirma ele.

Para os alunos, a experiência também foi positiva, conforme destacam nos depoimentos abaixo: “A visita me surpreendeu de forma positiva, a tecnologia e organização em todos os aspectos superou minhas expectativas. O grupo Hyundai tem processos com tecnologia de ponta, grande exemplo para refletirmos a nossa gestão e melhorias no ambiente de trabalho em que atuamos”, afirma Adriana Domingues de Souza, aluna do mestrado profissional em administração.

“Nessa visita pude perceber que não existe teoria desvinculada da prática! A teoria é a própria prática aplicada! A Hyundai apresentou-nos de forma holística todas as áreas de uma organização moderna”, destaca Elizangela de Jesus Oliveira, aluna do doutorado em administração.

“A iniciativa promoveu um olhar às possibilidades de pesquisa pela academia, por ângulos até então não vislumbrados, o que enriquece a dinâmica do programa de pós-graduação. A visita, como todo conhecimento novo, instigou-me a novas pesquisas, novas possibilidades que, de outro modo, não surgiriam do acaso. Agradeço a oportunidade! Foi, como diria o Senhor Spock, fascinante!, afirma Marise Miglioli Lorusso, aluna do doutorado em administração.

“Foi top ver os robôs ao vivo!!!!”, destaca Daniel Paulo Ortolan – aluno do mestrado profissional em administração.

“É fascinante a planta da Hyundai em Piracicaba, reflito não somente sobre a tecnologia e a organização aplicada em todo o empreendimento, mas também sobre a cultura do povo que liderou a construção de todo o conglomerado: força de vontade, seriedade e respeito são valores superavitários ao longo prazo”, afirma Silvio Soares da Rosa, aluno do mestrado profissional em administração.

“A visita foi muito importante. Conhecer a história da Hyundai e as características do processo produtivo mostra o quanto a empresa é inovadora”, diz Wanderson da Silva Damião, aluno do doutorado em administração

“A impressão foi de que a Hyundai possui processo produtivo bem moderno, planejado, com uso de alta tecnologia. Conseguiu adaptar-se à cultura brasileira. Preocupa-se com a qualidade e utiliza a verticalização em seus negócios. Valeu a pena conhecer”, aponta Levi Morgan, aluno do doutorado em administração da Unimep.

Texto: Angela Rodrigues
Edição: Celiana Perina