Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Perfil internacional pode diferenciar profissional no mercado de trabalho

Perfil internacional pode diferenciar profissional no mercado de trabalho

por Angela Rodrigues publicado 01/07/2016 05h00, última modificação 06/07/2016 10h02

O mercado de trabalho é abastecido todos os anos com milhões de profissionais graduados em universidades. Com tamanha concorrência, a seleção dos candidatos pelas empresas pode ser definida por fatores específicos, como o perfil de uma pessoa internacional. Segundo Marcelo Leite, assessor de assuntos internacionais da Unimep, ter esse perfil vai além de saber falar outro idioma: “é, na verdade, viver outra cultura e compreender como é uma pessoa de cultura diferente. Os intercâmbios permitem isso”.

Ele também fala sobre o impacto dessa vivência no exterior: “há vários exemplos de alunos que cursaram semestres acadêmicos no exterior e foram contratados por empresas internacionais. Além disso, universitários que regressam de cursos de curta duração, quando retornam, conquistam promoções, empregos melhores e, às vezes, já conseguem até contatos para cursar pós-graduação no exterior”, afirma.

EXPECTATIVA X EXPERIÊNCIA

Laís Soave Paggiaro, aluna do curso de rádio, TV e internet, tem intenção de fazer intercâmbio: “Acho que, fazendo o intercâmbio, posso obter experiência com pessoas de outras culturas. É também enriquecedor para o meu currículo acadêmico. Por exemplo, verifiquei que eu posso cursar matérias no exterior que não são oferecidas na Unimep, obtendo assim uma grade mais completa e ampla”.

Já Taynan Aoyama, aluno do curso de negócios internacionais, participou de intercâmbio, em 2015, na Nagasaki Wesleyan University, universidade metodista localizada na província de Nagasaki, no Japão. Ele conta que o ambiente universitário do Japão é fascinante e o aprendizado foi dinâmico. “Foram oferecidos cursos de japonês, inglês, chinês e coreano. Cresci como estudante e pessoa, pois o conhecimento obtido vai além da língua e cultura japonesa. Essa experiência me mostrou a diversidade de culturas e pessoas no mundo”, afirma.

ANOTE - Os intercâmbios são oferecidos pela Assessoria Internacional da Unimep semestralmente. Além disso, há cursos intensivos de idiomas em países como Inglaterra e Chile. Para conhecer as oportunidades, ligue para (19) 3124-1528 ou acesse http://www.unimep.br/aai

Texto: Serjey Martins
Fotos: acervo pessoal