Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Voluntários promovem ação pela saúde e cidadania à comunidade do Cecap

Voluntários promovem ação pela saúde e cidadania à comunidade do Cecap

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 29/03/2012 07h03, última modificação 26/04/2016 15h48

Uma ação coletiva em prol da saúde e cidadania e voltada à comunidade dá nome à iniciativa que a Unimep promove neste próximo sábado, 31, das 9h às 13h, na Paróquia Santa Clara (Cecap 2). É a Unimep na Comunidade – Ação Pela Saúde, União e Cidadania, ação que consiste na prestação gratuita de serviços nos campos da saúde, odontologia e direito, dentre outros. Nela, a comunidade terá a oportunidade de realizar gratuitamente exames ginecológicos e mamografias, avaliação odontológica, além de receber orientações jurídicas e de finanças (confira abaixo a programação completa das atividades). 

As atividades serão promovidas por aproximadamente 200 voluntários, dentre alunos e professores da Unimep, e membros da comunidade e instituições distintas. Os atendimentos ocorrem na Rua Eurico Gaspar Dutra, nº 300, bairro Cecap 2, Piracicaba, no período das 9h às 13h.

Do evento, participam alunos e professores dos cursos de direito, psicologia, gastronomia, jornalismo, publicidade e propaganda, cinema e audiovisual, fotografia, farmácia, enfermagem, fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia e do curso de graduação tecnológica em gestão de recursos humanos da Unimep. Confira a programação: 


PROGRAMAÇÃO

9h – Abertura, com representantes da Unimep, da comunidade e do poder público e apresentação de atividades pelos grupos de coral e teatro da Unimep e da Universidade Aberta à Terceira Idade. 

Atividades das 9h30 às 13h (locais e ações): 

Pátio – área 1: Circuito Saúde, com aferição de pressão e teste de glicemia.
Pátio – área 2: Pesagem e medição de estatura.
Pátio – Encaminhamento e orientação nutricional e de fisioterapia.
Secretaria da Igreja: Exames ginecológicos, encaminhamentos de mamografias, avaliação odontológica e agendamento de atendimentos.
Pátio – Atividades educativas com crianças e Orientação para elaboração de currículos.
Entrada da igreja: orientação jurídica, orientação de finanças pessoais e atividades do Centro de Estudos Aplicados em Psicologia (Ceapsi).
Outras atividades, com horários agendados: 

9h30 – Sala 1 – Teatro terapêutico, com a Universidade Aberta à Terceira Idade. 

10h – Sala 2 – Exibição e debate de filme e documentário. 

10h30 – Cozinha: chef mirim e gastronomia para crianças. 

10h30 – Sala 3: Oficina sobre o tema Comunicação e Ação na Comunidade. 

11h30 – Cozinha: aproveitamento de alimentos e gastronomia para adultos. 

12h – Pátio: Apresentação da Banda Esboço.
Parceiros – A Unimep na Comunidade é uma iniciativa da Coordenadoria de Extensão e Assuntos Comunitários da universidade, e envolve a parceria do Conselho Municipal de Saúde; do Programa Saúde da Família (dos bairros Cecap 1 e 2, Eldorado 1 e 2, Chapadão 1, Santa Rita e São Francisco); da Paróquia Santa Clara; da Rádio Comunitária Nova Cidade FM 90,9 e de Comissões Locais de Saúde. 


ANOTE – Unimep na Comunidade – Ação Pela Saúde, União e Cidadania. Dia 31 de março, das 9h às 13h, na Paróquia Santa Clara, à rua Eurico Gaspar Dutra, nº 300, bairro Cecap 2, Piracicaba. Os atendimentos são gratuitos. Informações: (19) 3124-1608.

Edição e texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Fotos: Fábio Mendes
Última atualização: 29/03/2012

registrado em: