Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Webinar Comunica, promovido por alunos de publicidade e propaganda, traz encontros sobre habilidades do mercado de trabalho

por Angela Rodrigues publicado 25/06/2020 05h00, última modificação 25/06/2020 14h21

Alunos do 7º semestre de publicidade e propaganda da Unimep planejaram e realizam, a partir dessa terça-feira, dia 23, o Webinar Comunica. O evento online ocorre até o próximo dia 25 e traz encontros distintos com profissionais e docentes da área de comunicação sobre temas e habilidades do atual mercado de trabalho.

As atividades iniciam sempre às 20h, e serão transmitidos nos canais do evento (ver abaixo).

A iniciativa está vinculada à disciplina Eventos da graduação, ministrada pela professora Rosemeire Massarutto. Todos os interessados podem acompanhar os encontros pelas mídias sociais da atividade, mas é preciso efetuar inscrição prévia no portal: https://webinarcomunica.wordpress.com/inscricao/

A equipe responsável pelos encontros online encaminhará aos inscritos o link do Youtube.

As mídias quais os interessados poderão acompanhar o Webinar são: Instagram: @webinarcomunica; Facebook: /webinarcomunica; e Youtube:  https://www.youtube.com/channel/UClUX5jeAhiAFw9wtXb8uz8A?view_as=subscriber.

Mais informações e a programação completa do evento podem ser consultadas no site: https://webinarcomunica.wordpress.com/

NA PRÁTICA –
Gabriela Rufino, aluna do 7º semestre de publicidade e propaganda e que irá atuar como mediadora dos encontros online, conta que a ideia de promover o Webinar Comunica nasceu a partir da percepção das necessidades do atual mercado de trabalho.

“Uma das disciplinas desse semestre é direcionada a eventos, com o propósito de ensinar a organizar e realizar um evento efetivamente. Porém, por conta da pandemia do Coronavírus, a turma percebeu que não seria possível realizá-lo de forma presencial, o que nos levou à decisão da realização de um webinar (evento on-line). Já a ideia do tema resultou ao percebermos a necessidade do mercado atual e de como poderíamos ajudar as pessoas em seu âmbito profissional, considerando este momento tão complexo em que nos encontramos. Foi então que surgiu a ideia de falarmos sobre as soft skills (habilidades comportamentais) e debater sobre a sua importância; como a pessoa pode identificar suas soft skills; e como colocá-las em prática”, afirma a universitária.

Para a organização e realização do Webinar, os estudantes dividiram as responsabilidades de organizar o evento em três grupos pré-estabelecidos pela docente: a equipe de Pesquisa e programação, que reuniu Gabriela Mizobe, Gabriela Rufino, Letícia Nassin e Matheus Tobaldini; a equipe de Mídias com Pedro Rodrigues, Thiago Manzi e Lucas Consales; a equipe da Estrutura, com Roberto Carlos Habermann, Miguel Bacchin, Vitor Motta e Vitor Jorge. Também foi criada a equipe de Patrocínio e Custos, formada pelos alunos Celso Casagrande e Felippe Schnor.

Além de participarem das equipes, a estudante Gabriela Rufino atuará como mediadora dos bate-papos, e Celso Casagrande, como moderador e responsável por transmitir o evento no Youtube.

PROGRAMAÇÃO – Confira a programação, temas e convidados do Webinar Comunica:

Dia 23/06 (terça-feira) – 20h: Soft Skills Para Alta Performance, com Roberta Bonet, diretora da RB Mind Training, e Rodrigo Hallack, gerente de comunicação corporativa da Raízen.

Dia 24/06 (quarta-feira) – 20h: Os Benefícios de Uma Comunicação Eficaz, bate-papo sobre o que você deve e não deve fazer para apresentar uma comunicação eficaz, com a participação do professor Thel Augusto Monteiro, docente da disciplina Pesquisa em Propaganda do curso de Publicidade e Propaganda e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Unimep.

Dia 25/06 (quinta-feira) – Nessa data, serão realizados dois encontros: às 20h - As Habilidades do Futuro, bate-papo que irá destacar duas habilidades indispensáveis aos profissionais que desejam ter sucesso nesses “novos tempos”: criatividade e inovação. Participam como convidados desse encontro: Marília Cardoso, consultora de inovação da Gestão PALAS, e Damazio Teixeira, gerente de estratégia e inovação em processos da Natura & CO. Já a partir das 21h, na mesma data, ocorre também o bate-papo online A Importância do Propósito, com a participação de Vieira Junior, gerente de comunicação, marketing e sustentabilidade da Sicoob Cocre.

“Para o encerramento da nossa "trilha", conversaremos sobre como podemos unir todas as habilidades apresentadas durante esses três dias e definir nosso próprio propósito”, destaca a mediadora Gabriela.

APRENDIZADO –
Além dos aprendizados que os encontros com os participantes irão possibilitar aos alunos da graduação, a preparação do evento também trouxe muitos novos conhecimentos. “Entendendo que “evento” é uma estratégia muito eficaz se elaborada da maneira correta, foi muito rico poder participar de uma organização de ponta a ponta. Foi possível analisar o que dá e deu certo, e o que não funciona. Como futura publicitária, estou constantemente atenta aos interesses e perspectivas do consumidor, então, ter a oportunidade de analisá-la em uma estratégia tão interativa é ótimo”, aponta Gabriela.

Texto: Assessoria de Comunicação Unimep
Fotos: banco de imagens Pexels / Bongkarn Thanyakij