Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Webséries de alunos de cinema são selecionadas para festival internacional Rio Webfest 2019

Webséries de alunos de cinema são selecionadas para festival internacional Rio Webfest 2019

por Angela Rodrigues publicado 14/11/2019 03h00, última modificação 14/11/2019 17h15

Duas webséries produzidas por alunos do curso de cinema e audiovisual da Unimep foram selecionadas para a 5ª edição do Rio Webfest, festival internacional que ocorre entre próximos dias 15 a 18 de novembro. Na categoria de “Melhor direção em série de ação, ficção e horror” e melhor atuação masculina, a obra selecionada foi “Lascívia”, da produtora Verves. Já na categoria de melhor atuação feminina, a websérie “Espectro”, da produtora Retired, foi a escolhida.

As produções fazem parte de projeto interdisciplinar do 5º semestre da graduação da Unimep, produzidas em 2018, ao unir as disciplinas de produção ficcional, direção de atores, animação e videografismo, direção de arte e trilha sonora.

LASCÍVIA – Dirigida por Murilo Bonini, a websérie foi produzida em conjunto com os alunos Jéssica Silva, Leonardo Kawaguchi, Leonardo Zimmermann, Mariana Sigrist, Ricardo Bombem, Victor Antunes, que compõem a produtora Verves.

A obra reúne sete episódios e conta a história de Emílio, interpretado pelo ator Mario Bregieira – indicado a melhor atuação masculina no festival – e que, no suspense, é responsável pelo assassinato de Fernando Coelho (Chico Jordão), Clara Gimenes (Natália Agnoletto) e Alice Monteiro (Lara Marangoni). A produção também conta com os personagens Márcia Andrade (Priscila Ávila), e Emílio, nas fases de criança (Guilherme Porta) e adolescente (Alexandre Faganello).

A intenção do trabalho é mostrar a maneira como os casos se entrelaçam e apresentar o comportamento do protagonista, a partir de estudos sobre serial killers e traumas. Os episódios contêm 14 minutos cada e serão disponibilizados na internet após a realização do festival Rio Webfest. “Faz tempo que queria dar vida a este personagem. Sem a produtora, a websérie não teria alcançado esse resultado. Essa conquista é imensamente importante, nos enche de vontade de produzir cada vez mais e de nos esforçarmos para alcançar bom resultado”, afirma Bonini.

ESPECTRO – “Espectro”, por sua vez, foi dirigido pela aluna Thamires Rodrigues, com roteiro de Renato Magalhães e Victor Hugo, produção de Sarah Penedo e direção de fotografia/pós-produção de Leonardo Medeiros. Os alunos formam a produtora Retired.

A série é ficção cientifica, enquadrada no gênero drama, que trata de um futuro no Brasil em que o especialista de edição de genes, doutor Silva (Jorge Lode), realiza testes secretos para encontrar a cura de sua grave doença. A produção conta também com protagonismo do enfermeiro Lúcio (Leo Zimmerman) e da doutora Olga (Renata Hotense), indicada como melhor atuação feminina.

Para produzir a obra, foram locados espaços distintos da Unimep, como o laboratório de enfermagem dos cursos da área da saúde, além de cenas ambiente hospitalar gravadas no Ceapsi (Centro de Estudos Aplicados em Psicologia). Além disso, também foram realizadas captações em Araras (SP).

“A ideia veio a partir da compreensão dos caminhos da ciência e da tecnologia para o futuro. O debate ético que a série busca levantar vem a partir do contraste entre o desenvolvimento científico e a natureza humana. A grande questão é: avançamos muito no campo técnico, mas ainda assim somos condenados às atitudes motivadas por egoísmo, desconfiança e busca de aprovação social”, detalha o roteirista Renato Magalhães. Os episódios inscritos no festival estão disponíveis para acesso no canal da Retired Produções no youtube.

 

Texto: Daniela Borges
Edição: Angela Rodrigues
Fotos: Leonardo Medeiros e Victor Carvalho 
Última atualização: 12/11/2019