Você está aqui: Página Inicial / Política Ambiental é implementada na Unimep

Política Ambiental é implementada na Unimep

por marsanta publicado 27/11/2017 10h54, última modificação 26/01/2018 16h00
Política Ambiental é implementada na Unimep

A partir desse semestre, temas relacionados ao meio ambiente estarão cada vez mais presentes no cotidiano acadêmico e administrativo de alunos, professores e funcionários da Unimep. Além disso, atividades distintas ligadas à educação ambiental serão criadas e fortalecidas, em todos os campi, nas esferas de ensino, pesquisa e extensão. As iniciativas ocorrem com a implementação da Política Ambiental da universidade.

Na prática, dentre as principais novidades que farão parte da rotina da comunidade universitária estão: a inclusão da temática ambiental nos projetos pedagógicos dos cursos; a realização de palestras, cursos e oficinas; o incentivo e apoio à busca por temas de pesquisa em nível de iniciação científica; interação maior entre a universidade e a comunidade por meio de projetos que busquem soluções para os problemas socioambientais locais, regionais e globais; promoção de programas e ações de educação ambiental na comunidade e desenvolvimento de atividades de gestão ambiental, além de a inserção temática socioambiental nos documentos e projetos institucionais da Unimep.

Conforme detalha o prof. Josué Adam Lazier, algumas ações já estão em andamento, especialmente em relação à questão dos resíduos e lixos. Com a Política Ambiental, haverá também ampliação das ações da área administrativa. “As atividades tiveram início nesse semestre, mas o processo é permanente, pois as ações voltadas para atender as diretrizes da Política Ambiental serão revisadas e atualizadas permanentemente”, afirma ele.

Para Lazier, o principal desafio para a implantação do programa é a ambientalização da universidade, “pois a Política apresenta diretrizes que dão o norte a ser seguido com vistas à introdução da temática de forma multidisciplinar e transversal”.  O coordenador também destaca a necessidade e o desafio de trabalhar com “uma conceituação de meio ambiente e de educação ambiental mais abrangente, superando a ideia de reciclagem e de cuidado com a natureza”.

No âmbito administrativo, já são desenvolvidas ações como a coleta e reciclagem do lixo eletrônico, a promoção de campanhas direcionadas à comunidade no que se refere ao consumo consciente e reuso da água e de utilização de energia; além de o programa de reciclagem de papel, dentre outros.

Para consultar e conhecer as principais diretrizes e objetivos da Política Ambiental da Unimep, clique aqui.

ORIGEM

As primeiras ações para a criação da política ambiental na Unimep tiveram início em 1995, e foram intensificadas a partir de 2011, com a criação de um grupo de trabalho (GT). Os componentes desse grupo elaboraram diagnóstico das ações desenvolvidas nas faculdades em relação às ações ambientais e fizeram o levantamento de trabalhos e projetos realizados na instituição em relação aos vários tipos de resíduos.

Em seguida, o GT realizou o seminário Retomada da Política Ambiental da Unimep, após o qual foram definidas as diretrizes para a construção da Política Ambiental e as condições para a sua implantação. Para atender esse objetivo, foi criada a Comissão Interdisciplinar de Meio Ambiente (Cima) que reúne representantes da Reitoria e das faculdades. A comissão é responsável pelo desenvolvimento e implementação de programas distintos relacionados ao programa.

Texto: Angela Rodrigues
Edição: Celiana Perina