Você está aqui: Página Inicial / Pós Graduação / Cursos em andamento / Didática da Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Didática da Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

por Fernanda Kian publicado 22/07/2020 15h22, última modificação 23/07/2020 18h24

 

 

O curso busca atuar na formação continuada de professores do ensino fundamental, dirigindo o olhar para as práticas didáticas do ensino de matemática. Ele está estruturado em três módulos independentes que tomam um conjunto de conteúdos matemáticos como eixos de diálogo entre prática de ensino, história da matemática, formação docente e pesquisa acadêmica.

Diferenciais do curso

A área de matemática, historicamente, estabeleceu-se como espaço de legitimação de um lugar de poder por meio de uma formação restrita a poucos ou aligeirada em função de uma valorização das humanidades nas instituições escolares brasileiras. Este efeito reverbera numa visão de que a matemática é um conteúdo difícil e disponível para poucos, concepção errônea que traz desafios para a formação de pedagogas, profissionais que atuarão nas primeiras etapas da escolarização. Portanto, o curso de formação na área de ensino de matemática voltado para os primeiros anos do ensino fundamental busca formar profissionais que possam enfrentar esses desafios com vistas à melhoria da qualidade das práticas didáticas na área de matemática.

O curso também ainda com corpo docente altamente qualificado.


Objetivos

Ao concluir este curso, o aluno estará apto a ressignificar sua prática docente em relação ao ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental numa perspectiva crítica, problematizando as relações entre o ensino, a formação e o conhecimento matemático historicamente inserido.

Público-Alvo

Professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, Licenciados em Pedagogia, Interessados em Geral.

Conteúdo Programático

  • História da Matemática: busca por padrões e repetições
  • Conteúdos e práticas de ensino: números
  • Formação e docência: escola, cultura e currículo
  • Matemática e pesquisa: pesquisa acadêmica e conhecimento científico
  • História da Matemática: formas e transformações
  • Conteúdos e práticas de ensino: geometria, grandezas e medidas
  • Formação e docência: histórias de vida e aprendizado da matemática
  • Matemática e pesquisa: problematização
  • História da Matemática: problemas econômicos, demográficos e científicos
  • Conteúdos e práticas de ensino: álgebra, probabilidade e estatística
  • Formação e docência: matemática e sociedade
  • Matemática e pesquisa: abordagens do ensino e paradigmas do conhecimento
  • Trabalho de conclusão de curso

 

Coordenação

Prof. Dr. Thiago Borges de Aguiar – PPGE/UNIMEP - thiago.aguiar1@unimep.br
Prof.ª Dr.ª Luciana Haddad Ferreira – PPGE/UNIMEP - luciana.ferreira5@unimep.br

Duração

12 meses

Carga Horária

360 horas  

Presenciais: 180 horas

A distância: 180 horas

Total: 360 horas

Duração: 2 semestres

Periodicidade: semanal

Horário

Horário presencial: quintas-feiras, das 19h às 22h20 (quatro horas aula)
Horário à distância: quatro horas semanais

Número de Vagas

Mínimo de 20 vagas

Mensalidade para ingressantes

Número de parcelas fixas: 12
R$ 673,50* para o pagamento até o vencimento, por meio do Programa de Adimplência. O valor da mensalidade sem o desconto é de R$ R$ 683,76.

Número de parcelas fixas: 18
R$ 449,00* para o pagamento até o vencimento, por meio do Programa de Adimplência. O valor da mensalidade sem o desconto é de R$ R$ 455,84.

*Desconto válido para pagamento até o dia do vencimento, nos termos do contrato de serviços educacionais.

Ex-alunos formados em graduação ou pós-graduação em uma das instituições da Educação Metodista têm 20% de desconto a partir da segunda mensalidade até o final o curso.