Você está aqui: Página Inicial / Pós Graduação / Cursos / Redes de Computadores

Redes de Computadores

por Danilo Sartorelli Barbato publicado 04/04/2016 11h19, última modificação 15/01/2018 12h49
Campus Piracicaba Taquaral

 

IMPORTANTE: as vagas disponibilizadas neste curso operam com a entrada semestral de alunos, na modalidade de oferta em fluxo contínuo. Elas são remanescentes de turmas iniciadas em outros semestres, sendo permitido ao candidato ingressar no semestre em oferecimento, dada a condição de oferecimento semestral do curso, em forma de ciclos contínuos, tendo em vista sua articulação pedagógica sequencial, sem afetar o processo de conclusão e aprendizagem do aluno ingressante no curso. Suas datas de inscrição, matrícula e início das aulas ocorrem de maneira diferente dos cursos que operam com entrada anual de alunos.

 

OBJETIVOS 

  • Proporcionar uma visão fundamentada das tecnologias de Redes de Computadores, desde os aspectos de infraestrutura compostos pelo cabeamento e equipamentos de interconexão até as aplicações de alto nível utilizadas para gerência;
  • Formar novos especialistas em Redes de Computadores que sejam capazes de projetar/dimensionar redes de computadores locais e de longa distância, bem como administrar essas redes levando em consideração os aspectos de segurança que são importantes em decorrência da conectividade com a Internet;
  • Promover uma formação/atualização profissional de pessoal técnico atuante na área, de maneira que seja possível proporcionar uma evolução profissional no tocante à análise e avaliação de projetos de redes, levando em consideração os melhores princípios de projeto, gerência e segurança.

 

PÚBLICO-ALVO

Graduados em Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Análise de Sistemas, Tecnologia em Informática e Processamento de Dados, bem como em áreas afins que tenham interesse e necessidade de formação tecnológica em Redes de Computadores.

 

CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL DO IPv6 FORUM

IPv6: O novo protocolo da internet: o coordenador do curso de Redes de Computadores, Prof. Ms. Samuel Henrique Bucke Brito, é palestrante sobre IPv6 e autor do primeiro livro escrito em português que é reconhecido como material oficial de certificação pelo IPv6 Forum: www.novatec.com.br/livros/ipv6.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Tecnologias Cisco em Infraestrutura;
  • Programação Shell Script e Ferramentas;
  • Metodologia do Trabalho Científico;
  • Serviços em Redes Windows;
  • Serviços em Redes Linux;
  • Governança de TI;
  • Computação Distribuída;
  • Segurança em Redes de Computadores;
  • Redes Sem Fio;
  • Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.

 

CORPO DOCENTE

Coordenação 
Prof. Me. Samuel Henrique Bucke Brito


Docentes
Além de todos os docentes serem titulados (mestres e doutores), cabe destacar que o docente de Cisco é instrutor oficial CCAI (Cisco Certified Academy Instructor) e o docente de Microsoft é instrutor oficial MCT (Microsoft Certified Trainer)

 

MENSALIDADE PARA INGRESSANTES

 

Valor para pagamento antecipado:
R$ 466,00*

Valor para pagamento após o vencimento:
R$ 473,10

Número de parcelas: 18

*Desconto válido para pagamento até o dia do vencimento, nos termos do contrato de serviços educacionais.

 

DURAÇÃO E CARGA HORÁRIA

360 horas + Trabalho de Conclusão de Curso.

 

PERÍODO | HORÁRIO DE AULAS

Aulas semanais aos sábados, das 8h às 11h20 e das 12h30 às 15h50.

 

VAGAS

15 vagas oferecidas no campus Taquaral.

A Unimep reserva-se o direito de oferecer este curso apenas em caso do número mínimo de alunos ser atingido.

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

A aprovação no curso requer freqüência mínima de 75% e nota mínima 6,0 nas disciplinas e no Trabalho de Conclusão de Curso.

 

INCENTIVOS ESPECIAIS AOS ESTUDOS E CONVÊNIOS

As modalidades de incentivos especiais aos estudos (bolsas, convênios e outras opções) têm suas condições definidas e disponíveis no link: http://educacaometodista.org.br/incentivos/unimep/.

 

LABORATÓRIOS

A UNIMEP possui um Núcleo de Computação que conta com um parque de computadores superior a 200 máquinas, distribuídas em mais de dez laboratórios com infraestrutura para projeção multimídia. Para atender às necessidades de comunicação entre os computadores e a Internet em banda larga existe um link dedicado com a FAPESP, além de diversos servidores com as mais diversas tecnologias, tais como: Windows Server, Linux, Novell Network, Estações Sun e Clusters, entre outros.

Há um laboratório específico de redes que possui ambiente estruturado com rack de comunicação com servidores acoplados, roteadores Cisco, switches Cisco, máquinas interligadas com fibra ótica, cabeamentos cat-5e e cat-6, equipamentos para redes sem fio. Neste laboratório são desenvolvidas as principais disciplinas que possuem foco na infraestrutura.

 

GRUPO DE PESQUISA EM ARQUITETURA DA INTERNET (GPAI)

O Grupo de Pesquisas em Arquitetura da Internet (GPAI) da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) está devidamente cadastrado no CNPq e foi criado com o objetivo de estudar e desenvolver novas pesquisas nas áreas de Redes de Computadores, Computação Distribuída e Internet. Os pesquisadores do grupo estão vinculados às pesquisas desenvolvidas nos seguintes cursos da universidade:

  • Especialização em Redes de Computadores
  • Graduação em Redes de Computadores
  • Graduação em Sistemas de Informação

 

TV UNIMEP

A série "Informatize-se" é uma produção da TV-Unimep em conjunto com os professores da área de computação da universidade. A série é composta de uma série de programas de curta duração em que os professores dão dicas rápidas de informática, abordando tópicos de interesse da comunidade por meio de uma linguagem didática para leigos. Para aqueles que tiverem interesse em acompanhar seu conteúdo, os programas são veiculados no Canal 13 da Net (Piracicaba e região) e também na Internet através do link clique aqui.