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Estrutura Curricular

por Thiago Garcia Tamosauskas publicado 31/10/2017 15h08, última modificação 16/05/2018 18h32

Estrutura Curricular

Para obtenção do grau de Doutor, o aluno deverá submeter-se a um conjunto de atividades programadas, a serem desenvolvidas em um período de, no máximo, 48 meses, conforme descrito a seguir.

Total de créditos para titulação: 60, sendo, 
• 02 disciplinas obrigatórias gerais - 8 créditos
• 02 disciplinas obrigatórias da linha de pesquisa - 8 créditos
• 04 disciplinas optativas - 16 créditos
• 01 disciplina de Atividades Supervisionadas - 4 créditos
• 01 disciplina de Seminários de Pesquisa - 4 créditos
• Exame de Qualificação - 4 créditos
• Tese - 16 créditos.
Periodicidade de Seleção: Anual

 

RELAÇÃO GERAL DE DISCIPLINAS

- Disciplinas Obrigatórias Gerais
ADM-051 Teorias Administrativas
ADM-100 Pesquisa em Administração I: Métodos Qualitativos
ADM-100 Pesquisa em Administração II: Métodos Quantitativos

- Obrigatórias na Linha de Pesquisa Gestão de Pessoas e Estudos Organizacionais 
ADM-023 Gestão de Pessoas: teorização, pesquisa e instrumentalização
ADM-042 Liderança e Mudança Organizacional
ADM-035 Controladoria Estratégica
ADM-095 Gestão Baseada em Valor

- Obrigatórias na Linha de Pesquisa Gestão de Marketing e Operações
ADM-072 Evolução do Pensamento e das Estratégias de Marketing
ADM-076 Pesquisa Pura para Marketing
ADM-073 Gestão de Operações
ADM-077 Gestão Estratégica de Cadeias de Suprimentos

- Disciplinas Optativas
ADM-140 Avaliação de empresas e investimentos
ADM-054 Canais de Marketing
ADM-089 Clima Organizacional: Conceito, Teorias e Investigações
ADM-122 Criatividade e Marketing
ADM-014 Comportamento do Consumidor
ADM-093 Comunicação Integrada de Marketing
ADM-028 Conhecimento e Aprendizagem Organizacional
ADM-036 Cultura, Identidade e Simbolismo
ADM-069 Estratégia de Operações e Medições de Desempenho
ADM-124 Estratégia de Propaganda e Comunicação
ADM-138 Estratégia e Inovação
ADM-013 Estratégia Empresarial
ADM-065 Estratégias de Marketing
ADM-030 Estudo Crítico das Organizações
ADM-086 Finanças Internacionais
ADM-095 Gestão Baseada em Valor
ADM-094 Gestão da Qualidade Aplicada à Produção e Serviços
ADM-091 Gestão de Marcas
ADM-039 Gestão de Negócios Logísticos
ADM-137 Gestão de Processos de Negócios
ADM-098 Gestão de Projetos Aplicada à Produção e Serviços
ADM-125 Gestão e Inovação
ADM-008 Gestão Econômica e Controladoria
ADM-085 Gestão Estratégica de Carreira e Transição Profissional
ADM-006 Gestão Financeira
ADM-058 Gestão Financeira II
ADM-119 Governança Corporativa nas Organizações
ADM-043 Logística Integrada
ADM-074 Marketing de Relacionamento e Foco no Cliente
ADM-005 Marketing de Varejo e Serviços
ADM-123 Marketing e Sustentabilidade
ADM-075 O Modelo Competitivo de Gestão de Pessoas
ADM-025 Pesquisa Aplicada para Marketing
ADM-092 Pesquisa e Didática no Ensino da Administração
ADM-062 Planejamento de Marketing
ADM-047 Planejamento e Controle da Produção
ADM-088 Responsabilidade Social e Sustentabilidade
ADM-080 Saúde e Qualidade de Vida do Trabalhador e Relações de Trabalho
ADM-090 Seminários Avançados de Gestão de Pessoas
ADM-016 Seminários de Dissertação
ADM-052 Seminários de Estudos Organizacionais
ADM-083 Seminários de Tese
ADM-098 Seminários de Pesquisa
ADM-099 Sistemas de Informação e Comunicação na Gestão da Cadeia de Suprimentos
ADM-084 Sistemas de Informação em Gestão de Operações
ADM-010 Tópicos Avançados em Marketing


Descrição Detalhada
02 disciplinas obrigatórias gerais (8 créditos).

Este módulo é composto por um conjunto de disciplinas de caráter obrigatório que, em função da diversificação na formação acadêmica dos ingressantes, visa homogeneizar os conhecimentos dos alunos, levando-os a uma compreensão crítica e sólida da evolução do pensamento administrativo e dos fundamentos metodológicos e científicos para a produção de pesquisas. Estabelecem-se como obrigatórias gerais as seguintes disciplinas:

Disciplina: Teorias Administrativas
Ementa:
 Evolução dos estudos em teoria das organizações; conceitos centrais em teoria das organizações; burocracia na sociedade moderna; paradigmas sociológicos em análise organizacional; novo institucionalismo; ecologia das populações; dependências de recursos, contingência estrutural; redes e campos organizacionais; interacionismo simbólico; etnometodologia; poder e dominação.

Disciplina: Pesquisa em Administração: Métodos Qualitativos

Ementa: História e evolução da pesquisa qualitativa no campo social. A pesquisa qualitativa na Administração. A ontologia e a epistemologia na pesquisa qualitativa. Paradigmas da pesquisa qualitativa. Métodos da pesquisa qualitativa.Técnicas para a coleta de dados qualitativos. Análise do material empírico. Procedimentos e critérios de cientificidade para a validade e confiabilidade da investigação qualitativa. Ética na pesquisa qualitativa.

Disciplina: Pesquisa em Administração: Métodos Quantitativos               

Ementa: Orientação e metodologia e científicas para a elaboração de pesquisa em administração nos dias atuais. Apresentar e discutir os principais métodos quantitativos atualmente usados para a realização de pesquisas em administração. Ampliação do conhecimento teórico e prático sobre os métodos quantitativos.

02 disciplinas obrigatórias na linha de pesquisa pela qual o aluno optar (8 créditos) 
Este módulo é composto por disciplinas consideradas obrigatórias na linha de pesquisa na qual o aluno desenvolverá sua tese. A finalidade deste módulo é capacitar os alunos das linhas nas competências básicas ligadas à área do saber:
- Gestão de Pessoas e Estudos Organizacionais
- Estratégias de Marketing e Operações 

 

São consideradas obrigatórias nas linhas de pesquisa as seguintes disciplinas:

a) Linha de Gestão de Pessoas e Estudos Organizacionais

Disciplina:
 Gestão de Pessoas, Teorização, Pesquisa e Instrumentalização
Ementa:
 O processo evolutivo da gestão de pessoas no âmbito da teoria organizacional e administrativa; racionalidades objetiva e subjetiva na gestão de pessoas; gestão de pessoas e identidade social; paradoxos entre o modo de gestão prescrito e o modo de gestão real; o capital humano e propostas de gestão; o processo de pesquisa em gestão de pessoas.

Disciplina: Liderança e Mudança Organizacional
Ementa:
 A natureza da liderança. A natureza do trabalho gerencial. Perspectivas sobre o comportamento da liderança eficaz. Comportamentos específicos para gerenciar o trabalho e os relacionamentos. Liderança em grupos de tomada de decisão. Liderando a mudança. O coração da mudança. Sucesso em processos de mudança. As mudanças organizacionais e as possibilidades de estabelecer um ambiente criativo e inovador. O problema da mudança. As etapas do processo de mudança. A mudança organizacional contínua, planejada e de transformação.

Disciplina: Controladoria Estratégica
Ementa: A Controladoria no Processo de Gestão. Planejamento Estratégico e Controladoria. Sistema de Informação de Controladoria Estratégica. Análise do Ambiente e Estruturação de Cenários Prospectivos. Gerenciamento do Risco Corporativo: Identificação, Classificação e Mensuração dos Riscos. Controle da Estratégia e Indicadores de Desempenho. Aplicação de Métodos Quantitativos nos instrumentos de gestão de controladoria estratégica.

Disciplina: Gestão Baseada em Valor
Ementa: Antecedentes históricos e abordagens disponíveis sobre geração de valor ao acionista, conceituação dos elementos constitutivos do EVA (Economic Value Added) e do MVA (Market Value Added), voltados ao  resultado econômico e ao custo de capital. Discussão e apresentação dos ajustes necessários dos relatórios contábeis, relacionamento entre EVA e MVA e os programas de remuneração. Os direcionadores de valor quantitativos e qualitativos. Outras métricas de valor.

 

b) Linha de Estratégias de Marketing e Operações

Disciplina: Evolução do Pensamento e das Estratégias de Marketing
Ementa:
 Evolução do pensamento e teorias de marketing; paradigmas da gestão contemporânea; análise e comparação dos principais pensadores e autores clásicos até conceitos modernos; marketing e estratégias de marketing em ambientes globais e virtuais; relações e decisões do composto de marketing com aspectos socioculturais e econômicos da realidade brasileira.

Disciplina: Pesquisa Pura para Marketing
Ementa: 
Tipologia da Pesquisa Mercadológica. Dados x Informações. Pesquisa Pura e Aplicada para Marketing.  Pesquisa Mercadológica como elemento do Sistema de Informações em Marketing. Estudos Exploratórios, Descritivos, Experimentais em Marketing. Instrumentos de coleta de dados. Métodos de comunicação na coleta de dados em Pesquisa Mercadológica. Elaboração de Projetos e  Relatórios de Pesquisa Mercadológica.

Disciplina: Gestão de Operações
Ementa: 
Gestão de Operações; Papel Estratégico das Operações; Estratégias de Operações; Gestão de Operações em Manufatura e Serviços; Sistemas de Produção; Planejamento e Controle de Operações/Produção; Gestão de Cadeias de Suprimentos; Gestão de Sistemas Logísticos; Gestão da Demanda e Estoques; Gestão da Qualidade; Gestão de Desenvolvimento de Produtos; Gestão de Tecnologia; Tecnologia de Informação e Comunicação Aplicada à Gestão de Operações; Sistemas de Medição de Desempenho; Gestão de Projetos e Tendências na área.    

Disciplina: Gestão Estratégica de Cadeias de Suprimentos
Ementa: Competição entre Cadeias de Suprimentos, Cadeias de Suprimentos e Operações Globais, Estratégias de operações e integração horizontal e vertical em cadeias de suprimentos, Estratégias de Outsourcing Followsourcing, Competências e Visão Baseada em Recursos na Cadeia de Suprimentos, Clusters e Arranjos Produtivos locais e globais, Processos contemporâneos de Reestruturação e Fusões de cadeias de suprimentos, Configurações contemporâneas em cadeias de suprimentos, Redes e Governança em cadeias de suprimentos, Medição de Desempenho em cadeias de suprimentos, Tecnologias de Informação e Comunicação e Gestão Colaborativa em cadeias de suprimentos, Sustentabilidade em cadeias de suprimentos, Gestão de Riscos em cadeias de suprimentos, Operadores Logísticos em cadeias de suprimentos, Gestão de Operações logísticas locais e globais, Tendências na área.

04 disciplinas optativas (16 créditos) 
Este módulo é formado por um conjunto de disciplinas optativas e instrumentais que visa oferecer aos alunos o aprofundamento da formação acadêmica, por meio dos conhecimentos específicos de Administração, de pesquisa e de docência. Essas disciplinas nem sempre serão oferecidas, dependendo da área de interesse do conjunto de alunos. O objetivo dessas disciplinas é de oferecer aos alunos e professores-orientadores maior flexibilidade em termos de adequação à sequência ideal de conteúdos, podendo contemplar plenamente os objetivos pretendidos pelos alunos, individualmente. O total de créditos a ser obtido pelos alunos nas disciplinas optativas é de 16 (dezesseis). Com aprovação do Colegiado do Curso, de acordo com seu orientador e, conforme o tema da tese, o aluno poderá também complementar os créditos das disciplinas optativas com disciplinas já cursadas no Mestrado, ou cursadas em outros cursos de pós-graduação. Neste caso o limite de aproveitamento será de 2 disciplinas optativas, perfazendo um total de 8 de créditos. As disciplinas optativas poderão ser escolhidas a partir do elenco de disciplinas oferecidas, que atendem às Linhas de Gestão de Pessoas e de Estratégias de Marketing e Operações. Também permitir-se-á que o aluno curse duas disciplinas optativas em áreas afins, em Instituições de Ensino que ofereçam cursos devidamente credenciados pela Capes.

01 disciplinas de Atividades Supervisionadas (4 créditos) 
Estas atividades são indicadas pelo professor orientador, segundo o regulamento do curso, envolvendo, também, o estágio de docência, e serão avaliadas pelo Conselho do Curso, para a sua consolidação. É obrigatório ao aluno ter concluído os créditos em atividades supervisionadas antes do exame de qualificação.

01 disciplina de Seminários de Pesquisa (4 créditos) 
Esta disciplina é reservada à realização de seminários relativos a teorias relevantes para o tema de pesquisa desenvolvido pelo aluno. Essa disciplina deverá ser cursada após a conclusão dos créditos em disciplinas obrigatórias gerais, específicas e optativas.

Exame de qualificação (04 créditos) 
No exame de qualificação, o doutorando deverá apresentar e defender seu projeto de tese perante uma comissão examinadora, conforme o regulamento do curso, após terem sido completados todos os créditos, no prazo máximo de 24 meses após o ingresso no programa.

Defesa de Tese (16 créditos) 
Neste módulo, o aluno deverá se inscrever em Seminário de Tese, destinado a oferecer a orientação necessária ao desenvolvimento do trabalho final do Curso. A tese consistirá num trabalho de pesquisa escrito sobre o assunto correspondente à área de concentração, realizado sob a orientação de um professor-orientador. A defesa da tese e o cumprimento de todos os requisitos anteriormente relacionados, dará direito ao aluno de receber o Diploma de Doutor em Administração.

Observações: com a aprovação do Colegiado do Curso, de acordo com seu orientador e conforme o tema da tese, o aluno poderá também completar os créditos de formação específica em disciplinas de outros programas de pós-graduação da UNIMEP, ou de outras instituições de ensino superior, devidamente credenciadas, brasileiras ou estrangeiras, conforme o regulamento do curso.