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Projetos de Pesquisa

por Thiago Garcia Tamosauskas publicado 31/10/2017 17h09, última modificação 15/01/2020 14h36
EM ATUALIZAÇÃO

A) Linha de Pesquisa  Marketing, Estratégia, Operações e Logística

1. Título: Gestão de Marketing em Empreendimentos Sociais no Brasil  e no México
Coordenadora: Profa. Dra. Nadia Kassouf Pizzinatto
Resumo: 
Empreendimentos sociais são empresas criadas para atender um problema social ou um problema ambiental. Diversos modelos de negócios inovadores de empreendimentos sociais tem surgido em países em desenvolvimento. Este estudo procura avaliar a natureza e os dados do impacto do empreendedorismo social no Brasil e no México, realizando Estudo Descritivo de Múltiplos Casos: serão 19 organizações identificadas nos dois países, a serem comparadas com base em categorias de análise definidas a partir dos conceitos da Gestão de Marketing e suas Estratégias nos enfoques Transacional e Relacional: perfil do negócio, objetivos, segmento-alvo, Visão, Missão, Estratégias de Marketing assumidas e resultados e benefícios alcançados no sentido da consecução dos objetivos buscados pelo empreendimento. Também na metodologia de Estudo de Múltiplos casos, investiga a figura do intrapreneur social, ou  intraempreendedor social, ou seja, aquele que cria projetos orientados a dar solução  a problemas sociais, em seu próprio trabalho, não como proprietário.
FAP 0211. 16


2. Título:  Marketing e Criatividade em Setores Específicos
Coordenadora: 

Resumo:  Na busca de diferenciais e estratégias para se posicionar no mercado, conquistar e fidelizar clientes para a compra de produtos e serviços, bem como superar dificuldades sazonais, as organizações contemporâneas utilizam-se uma série de recursos para chegarem às suas metas e portanto, conquistarem seus objetivos. Ao considerar-se a criatividade como o ato de dar existência a algo novo, original, único, e usar essa premissa no âmbito das relações mercadológicas, é possível entender que a criatividade numa empresa não se limita a esse novo, mas sim, à solução encontrada para problemas apresentados pelas organizações.  Este projeto,   visa entender a criatividade no cotidiano de empresas e organizações na relação com a gestão de marketing.
 

3. Título: A dinâmica do comportamento do consumidor como estratégia de marketing em setores específicos
Coordenador: Prof. Dr. Thel Augusto Monteiro
Resumo: 
O campo do comportamento do consumidor é dinâmico e em permanente mudança, sendo constantemente fertilizado por perspectivas de muitas disciplinas diferentes, convidando diversas visões diferentes ao debate. As pesquisas sobre comportamento do consumidor aparecem, praticamente, em todas as disciplinas das ciências sociais, algumas das ciências físicas e grande parte, das artes. Este projeto de pesquisa tem como objetivo compreender o comportamento dos consumidores e sua dinâmica como foco das estratégias de marketing das empresas e organizações, bem como entender como as escolhas são feitas,  as compras são realizadas, e como produtos, serviços, ideias e experiências são utilizados. Espera-se que os resultados apontados por esta pesquisa contribuam para o aprimoramento científico dos estudos sobre o comportamento do consumidor e suas relações entre estilos de vida e estratégias de marketing
FAP 215/16

4. Título: Estudo Exploratório Sobre a Utilização de Tecnologias, Processos e Métodos Contemporâneos para Auxiliar a Gestão da Cadeia de Suprimentos
Coordenador: Prof. Dr. João Batista de Camargo Junior
Resumo:
 O intuito dessa pesquisa é analisar as formas de utilização de tecnologias, processos e métodos na SCM em busca de um modelo que seja funcional e possa auxiliar as empresas brasileiras em seus esforços de integração na cadeia de suprimentos. Nesse sentido, o objetivo é oferecer informações sobre os aspectos necessários à implementação de novas tecnologias em empresas e as formas de utilização dos sistemas de informação nos processos atuais da SCM. Também, esse projeto visa identificar os formatos de gestão dos processos das cadeias de suprimentos como compras, logística, produção, relacionamento com fornecedores e consumidores, gestão de estoques, entre outros, levando em conta as especificidades do mercado nacional e as complexidades de cada empresa e sua respectiva cadeia. O projeto permite aos participantes compreender a relevância das novas tecnologias de informação e comunicação para gestão da cadeia de suprimentos e a importância da correta implementação, condução e mensuração de desempenho dos processos da SCM. Além disso, tem o potencial de auxiliar os gestores nas organizações ao se antecipar as dificuldades de configuração e administração de operações conjuntas.
 
 

5. Título: Sistemas Advanced Planning & Scheduling (APS) aplicados na Gestão da Cadeia de Suprimentos – um estudo bibliográfico
Coordenador: Prof. Dr. João Batista de Camargo Junior

Resumo: Considerando os diversos desafios que se impõem às organizações atualmente, a gestão da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management - SCM) se propõe justamente a auxiliar na administração de todos os processos que perpassam as empresas que se integram na busca por desempenhos competitivos superiores. Um dos principais fluxos da SCM é o de informações, que auxilia o tráfego financeiro e de produtos ao providenciar dados relacionados ao controle e execução das atividades da cadeia de suprimentos. Naturalmente, para que a troca de dados ocorra de forma eficiente, os membros da cadeia precisam contar com recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) que integram processos e viabilizam as iniciativas de SCM. Entre os principais recursos da TIC destacam-se os Sistemas de Informação (SI), que podem colaborar desde o planejamento da distribuição até o planejamento avançado das operações da cadeia. Para essa última tarefa e outras importantes para a SCM, os sistemas APS (Advanced Planning & Scheduling ouAdvanced Planning System) apresentam soluções baseadas em algoritmos matemáticos complexos que criam o mecanismo de apoio para o planejamento e tomada de decisões. Embora apresentem diversos benefícios para a gestão integrada das cadeias de suprimentos, esses sistemas ainda são pouco debatidos na literatura da área em relação a sua forma de utilização. Desse modo, o objetivo desse projeto de pesquisa é acompanhar o desenvolvimento da produção científica relacionada a sistemas APS aplicados na SCM e desenvolver um estudo bibliográfico sobre o tema. Através de uma pesquisa descritiva, o trabalho pretende contribuir para a área de Operações preenchendo uma lacuna importante na área, que traduz-se na falta de levantamentos sobre a produção científica relacionada ao tema.
FAP 209.16

6.  Título: Gestão Estratégica e Desempenho Empresarial
Coordenador: 
Resumo: O projeto de pesquisa tem por objetivo a formulação da estratégia empresarial das Organizações, compatibilizando as metodologias que contemplem processos e conteúdo, no sentido de fornecer elementos para realizar a gestão estratégica competitiva, bem como para a medição de desempenho pautada em sistemas balanceados de métricas, que utilizem indicadores de resultados e de tendências para agregação de valor. Adicionalmente, busca-se a sinergia da gestão estratégica com os processos de negócio empresariais, bem como com a priorização e seleção de projetos.
 

7. Título: Análise da aderência das metodologias de planejamento e gestão estratégica com os sistemas de medição de desempenho empresariais
Coordenador: 
Resumo: 
A globalização exige das empresas uma maior flexibilidade e adaptabilidade de seus processos, estruturas, sistemas, e estratégias para fazer frente às exigências de mercados crescentemente turbulentos. Tais requisitos geram nas Organizações necessidade de processos e conteúdos efetivos de planejamento e gestão empresarial. Nesse sentido, há a necessidade de alinhamento entre as estratégias corporativas e as funcionais, bem como o coerente monitoramento e controle da gestão estratégica empresarial, pela utilização de sistemas efetivos de medição de desempenho, que sejam atrelados aos objetivos estratégicos, e que possam medir o desempenho da empresa nos seus elementos mais significativos, dentro de suas dimensões funcionais e corporativa. Este projeto tem como objetivo a análise das metodologias de planejamento e gestão estratégica, tanto as escolas das estratégias prescritivas, como a de Ansoff e Porter, quanto as emergentes, como de Mintzberg e Prahalad. Adicionalmente, busca-se analisar os desdobramentos das estratégias nos contextos funcionais para a gestão efetiva das Organizações, e a aderência da estratégia com um sistema de medição de desempenho que possa ser usado como base para a tomada de decisões em relação às ações, tanto para ajustes na gestão, quanto no plano estratégico. Tal sistema deve ser composto por indicadores que possam medir a efetividade da estratégia nas diferentes áreas funcionais, utilizando-se de indicadores de resultados e de tendências.
FAP  211/16

 

B) Linha de Pesquisa Gestão de Pessoas e Desempenho Organizacional

1. Título: Estudo das Práticas e Processos de Gestão de Pessoas e a Relação com o Clima Organizacional
Coordenadora: Profa. Dra. Graziela Oste Graziano Cremonezi
Resumo: O projeto busca diagnosticar as práticas e processos de gestão de pessoas e relacionar com o clima organizacional. Empresas de Piracicaba e região serão foco da pesquisa para seu desenvolvimento. Os resultados buscam a aderência da temática aos projetos já desenvolvidos pela linha Estudos Organizacionais e de Gestão de Pessoas, integração teoria prática, visando com a socialização dos resultados, a produção científica conjunta com pesquisadores dessa linha do PPGA. Espera-se também contribuir para o conhecimento da área, pois os temas relacionados ao projeto são: Gestão de Pessoas, Clima organizacional, Recrutamento, Seleção, Treinamento, Desenvolvimento, Remuneração, Benefícios, Plano de Carreira e Avaliação de Desempenho.

2. Título: Estudos das Práticas e Processos de Gestão de Pessoas e a relação com o Comportamento Organizacional, Desenvolvimento Organizacional e a Gestão de Carreira Profissional, Gerações e o Bem estar das Organizações e do Trabalhador.
Coordenadora: Profa. Dra. Yeda Cirera Oswaldo
Resumo: Pesquisar as modalidades de carreira, autogestão e transição profissional, âncoras de carreira, liderança/carreira relacionadas às gerações e os aspectos laborais e comportamentais e conflitos geracionais. Pesquisar temáticas relacionadas às organizações saudáveis, liderança saudável/positiva, resiliencia o campo da saúde do trabalhador, patologias organizacionais, estratégias de enfrentamento e qualidade de vida no trabalho. Outras práticas e processos de Gestão de Pessoas.
 

3. Título: Levantamento e diagnóstico das características  comportamentais predominantes em gestores da geração x/y
Coordenadora: Profa. Dra. Yeda Cirera Oswaldo
Resumo: 
No atual cenário competitivo e de incertezas que  as organizações operam é essencial para elas conhecer o perfil comportamental predominante de seus gestores para subsidiar alguns processos decisórios da gestão de pessoas, tais como planejamento da carreira, processos de retenção, gestão das competências, avaliação de performance, processo sucessório e desenvolvimento de liderança. Sobretudo, para que elas possam ponderar os impactos comportamentais de seus gestores sobre o alcance de objetivso e metas organizacionais, questões que estabelecem vínculos diretos com o sucesso do negócio.  As organizações buscam gestores com habilidades para a complexidade da função e que correspondam á área de atuação com melhor desempenho e resultados. No atual cenário de trabalho, as gerações X e Y são as que mais ocupam cargos de gestão nas empresas. A geração X representa os nascidos no período entre 1962 e 1977 e a Y são os nascidos a partir de 1978. O objetivo do estudo é levantar e diagnosticar as características do perfil comportamental predominante nas gerações X e Y, demonstrar e relacionar as características de cada perfil com o exercício da gestão. O estudo será desenvolvido através de uma pesquisa survey envolvendo uma população de 500 gestores, composta das duas gerações e,  adotará uma abordagem metodológica de métodos mistos (qualitativo e quantitativo). O instrumento de coleta de dados a ser utilizado neste estudo é o APC- Profiler Avaliação de Perfil Comportamental (APC) (SOLIDES, 2014) que identifica quatro perfis comportamentais predominantes. O resultado do estudo deverá apurar um quadro gerado a partir do perfil comportamental predominante entre as gerações pesquisadas e a correlação com as competências do gestor.
FAP 219.16

4. Título: Fatores Organizacionais que influenciam a Incorporação de Riscos no Processo de Investimento
Coordenador: Profa. Dra. Maria José de Camargo Machado
Resumo: 
Decisões de investimento são importantes pois além de serem condutoras da geração de valor nas organizações, normalmente representam volumes consideráveis de recursos, horizontes longos de retornos  além de irreversibilidade de decisão e incerteza. O tratamento do risco no processo de investimento é uma questão importante, e bastante complexa. Este risco está presente nas fases de avaliação de projeto, quando é necessária a projeção de fluxos de benefícios futuros envolvendo aquele investimento, bem como na execução do projeto, considerando tanto a execução propriamente dita, quanto os custos envolvidos nesta execução. No entanto vários estudos mostram que há uma discrepância no entendimento do que se constitui gerenciamento de risco, e este gerenciamento assume características diversas nas instituições.  A partir deste questionamento, objetiva-se compreender como e quais fatores organizacionais propiciam a análise e o gerenciamento de riscos em projetos de investimento.