Você está aqui: Página Inicial / Pós Graduação / Stricto / Mestrado em Ciências do Movimento Humano / Apresentação do Programa

Apresentação do Programa

por luan.matias — publicado 18/05/2018 19h47, última modificação 18/05/2018 19h47

O Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano (PPG-CMH), com cursos de Mestrado e de Doutorado, foi recomendado com NOTA 4 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) durante a 140ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), realizada no período de 22 a 26 de outubro de 2012.

O Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano (PPG-CMH) constituiu-se a partir de uma sólida trajetória no cenário institucional e na Pós-graduação brasileira, originando-se nos cursos de Mestrado em Fisioterapia e Mestrado em Educação Física da FACIS/UNIMEP.

A dimensão metodológica das Ciências do Movimento Humano é perspectivada em relação aos diferentes métodos de pesquisas e procedimentos de aquisição e análise de dados, construindo conhecimento interdisciplinar a partir da Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Biomecânica e outras ciências afins.

O PPG-CMH tem como objeto de estudo o Movimento Humano e foi estruturado em duas Áreas de Concentração e quatro Linhas de Pesquisa.


Área de Concentração – Biodinâmica

Linhas de Pesquisa:

  • Fisiologia e Treinamento Desportivo
  • Avaliação e Reabilitação Funcional

 

Área de Concentração - Movimento Humano e suas relações com a Cultura e a Educação
Linhas de Pesquisa:

  • Pedagogia do Movimento e Lazer
  • Movimento Humano na Saúde das Comunidades

 

Público Alvo

O Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano oferece cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado a profissionais das áreas de Educação Física, Fisioterapia, Terapia ocupacional, Nutrição, Farmácia, Enfermagem, Medicina, Ciências Biológicas, Engenharia, Psicologia, Educação e áreas afins. O movimento humano, através da interdisciplinaridade, é potencialmente capaz de contribuir para a melhoria da qualidade de vida, promoção de hábitos saudáveis e participação plena na sociedade. Sendo assim, é notória a necessidade de estratégias, ações e políticas públicas que supram a demanda cada vez mais crescente por profissionais altamente qualificados.

 

Objetivos

  • Produzir conhecimento relativo às Ciências do Movimento Humano;
  • Contribuir para o desenvolvimento de ensino, pesquisa e extensão sobre o movimento humano na dimensão interdisciplinar;
  • Fortalecer e solidificar o programa de Pós-graduação Stricto sensu da Faculdade de Ciências da Saúde (FACIS), originalmente composto pelos cursos de Mestrado em Educação Física e Mestrado em Fisioterapia;
  • Desenvolvimento de recursos humanos para atuação no ensino superior e em outros segmentos da sociedade;
  • Divulgar pesquisas realizadas através de publicações de trabalhos em periódicos nacionais e internacionais, livros, capítulos, anais de eventos científicos nacionais e internacionais, de comprovada relevância na área; bem como através da participação em reuniões de sociedades científicas, procurando sempre interagir e contribuir com o desenvolvimento e aprimoramento do nível científico em Educação Física, Fisioterapia e áreas afins.