Você está aqui: Página Inicial / Pós Graduação / Stricto / Mestrado em Engenharia de Produção / Áreas de Concentração

Áreas de Concentração

por Thiago Garcia Tamosauskas publicado 31/10/2017 17h10, última modificação 08/01/2020 17h54

Gestão e Estratégias

A Área trata do levantamento e análise de estratégias empresariais visando à consolidação de um arcabouço teórico explicativo do comportamento competitivo de organizações e redes empresariais, dentro do marco atual de globalização econômica; bem como das metodologias e ferramentas utilizadas pelas empresas para alcançar e sustentar vantagens competitivas, tais como a gestão da qualidade, as estratégias de operações, os sistemas de medição de desempenho e os sistemas de informação. Contempla ainda a avaliação e minimização de impactos ao meio ambiente e à saúde associados a produtos, processos e setores produtivos.


Linhas de Pesquisa


Gestão Estratégica de Operações
Trata de desenvolver pesquisas fundamentais em gestão de operações envolvendo tanto o ambiente industrial quanto a área de serviços. Abrange o estudo de sistemas de planejamento, análise e controle de operações; o estudo de métodos quantitativos aplicados na gestão de operações; a análise contemporânea da manutenção numa perspectiva de alinhamento estratégico com a gestão de operações; práticas e sistemas de gestão associados com a qualidade total; práticas contemporâneas de gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional, e o uso da tecnologia de informação como sistema de apoio às estratégias dos negócios. Os projetos que vêm sendo desenvolvidos enfocam tanto as organizações quanto os setores produtivos, sob uma ótica de compreensão das estratégias competitivas atuais.

Professores:
Prof. Dr. Alexandre Tadeu Simon 
Prof. Dr. André Luis Helleno 
Profª Drª Eliciane Maria da Silva 
Prof. Dr. Maria Célia de Oliveira 
Prof. Dr. Mauro Luiz Martens 
 
Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos
Trata de desenvolver pesquisas na emergente área de Gestão da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management - SCM) e em Logística Industrial, com projetos sendo desenvolvidos nas indústrias metal-mecânica, eletro-eletrônica, química e têxtil; com especial ênfase no setor automobilístico. Concentra-se no estudo das práticas contemporâneas de gestão das cadeias, na medição de seu desempenho, nas relações contratuais, nas inovações que permeiam principalmente a indústria automobilística, e em cenários virtuais aplicados ao ensino e à pesquisa na área.

Professores:
Prof. Dr. Alexandre Tadeu Simon 
Profª Drª Eliciane Maria da Silva 
Meio Ambiente, Energia e Produção Limpa
A linha de pesquisa em meio ambiente, energia e produção limpa têm se caracterizado pela atuação em temas relacionados a meio ambiente, energia e produção limpa. Trata-se de uma área interdisciplinar, com o objetivo de capacitar profissionais envolvidos com temáticas afins, para a atuação acadêmica, de pesquisa, e formulação de políticas e instrumentos de gestão e controle. São objetos desta linha, pesquisas em metodologias de análise, planejamento e gestão, tratamento de questões e concepções de políticas, tanto para os setores públicos quanto privados, além de estudos de casos e investigações teóricas e metodológicas envolvendo meio ambiente, energia e saúde.

Professores:
Prof. Dr. Alexandre Tadeu Simon
Prof. Dr. André Luis Helleno 
Prof. Dr. Mauro Luiz Martens 
 

 

Engenharia do Produto e do Processo

A área de concentração em Engenharia do Produto e do Processo engloba as linhas de pesquisas com viés tecnológico para criar a interface da Engenharia de Produção com outras áreas mais tradicionais da Engenharia, em particular com a Engenharia Mecânica. Considera o Ciclo de Desenvolvimento do Produto dentro de uma visão holística e digitalmente integrada, dentro do qual, cada tecnologia, metodologia e processo devem ser discutidos como parte de um todo a ser otimizado; considerando desde a concepção do produto até a sua reciclagem, ou descarte. Procura oferecer uma contribuição significativa, tanto ao desenvolvimento de tecnologia de ponta, quanto a sua utilização. Sob essa perspectiva, a área de concentração procura incorporar conhecimentos e ferramentas de áreas afins, como a própria Engenharia e outras áreas das Ciências Exatas.

 

Linhas de Pesquisa

 

Engenharia da Qualidade
A linha de pesquisas em Engenharia da Qualidade tem por objetivo fomentar o desenvolvimento de metodologias e técnicas da Qualidade, teóricas ou aplicadas, com ênfase em Organização Metrológica da Qualidade, Análise de Desempenho de Sistemas Metrológicos, Confiabilidade de Produtos e de Processos, Controle Estatístico e Metrológico de Produtos e Processos de Fabricação e Construção.

Professor:

Prof. Dr. André Luis Helleno 


Engenharia do Produto
A linha de pesquisas em Engenharia do Produto tem por objetivo fomentar o desenvolvimento de metodologias, métodos e técnicas aplicadas ao Desenvolvimento do Produto, teóricas ou aplicadas, Desenvolvimento Integrado do Produto, Planejamento do Produto Industrial, Otimização de Produtos.

Professores:

Prof. Dr. André Luis Helleno 
Prof. Dr. Mauro Luiz Martens

 

Engenharia do Processo 
A linha de pesquisas em Engenharia do Processo tem por objetivo fomentar o desenvolvimento de metodologias e técnicas aplicadas ao Processo, teóricas ou aplicadas, com ênfase Manufatura Inteligente, Processos Intermitentes de Fabricação e Construção, Processos Contínuos de Fabricação e Construção, Procedimentos, Métodos e Seqüências de Fabricação e Construção nas Instalações Industriais, Organização e Disposição de Máquinas e Equipamentos em Instalações Industriais, Sistemas de Manutenção, Otimização de desempenho dos sistemas produtivos, Controle e automação dos processos de fabricação.

Professores:

Prof. Dr. Alexandre Tadeu Simon 
Prof. Dr. André Luis Helleno 
Profª Drª Maria Célia de Oliveira