Você está aqui: Página Inicial / Pós Graduação / Stricto / Mestrado em Fisioterapia (EXTINTO)

Apresentação

por Thiago Garcia Tamosauskas publicado 31/10/2017 15h10, última modificação 08/05/2018 15h29

Coordenação

 Prof.ª Dra. Marlene Aparecida Moreno
 (19) 3124-1558
 mamoreno@unimep.br

 

Apresentação do Programa

              A partir de uma sólida trajetória no cenário institucional e na Pós-graduação brasileira, os cursos de Mestrado em Fisioterapia e Mestrado em Educação Física da UNIMEP implantaram o Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano (PPG-CMH), com cursos de Mestrado e de Doutorado. O PPG-CMH foi recomendado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) com NOTA 4 e  iniciou suas atividades em 2013 – turmas de Mestrado e Doutorado. 

O PPG-CMH tem como objeto de estudo o Movimento Humano e está estruturado em quatro Linhas de Pesquisa. 

- Avaliação e Reabilitação Funcional 

- Fisiologia e Treinamento Desportivo 

- Movimento Humano na Saúde das Comunidades 

- Pedagogia do Movimento e Lazer 

Público Alvo - Profissionais das áreas de Fisioterapia, Educação Física, Terapia ocupacional, Nutrição, Farmácia, Enfermagem, Ciências Biológicas, Engenharia, Psicologia, Educação e outras ciências afins. 


As inscrições para o processo seletivo de fevereiro de 2014 para Mestrado e para Doutorado, estarão abertas a partir do dia 28/10/2013. Os editais com informações detalhadas estarão disponíveis nas páginas do PPG-CMH: 

www.unimep.br/mestrado.cienciasdomovimentohumano  

www.unimep.br/doutorado.cienciasdomovimentohumano 

 

O Mestrado em Fisioterapia é Reconhecido pela CAPES - CONCEITO 4

A Faculdade de Ciências da Saúde - FACIS, da Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP, oferece Pós-graduação Stricto Sensu em Fisioterapia em nível de Mestrado reconhecido pela CAPES, tendo sido avaliado com Conceito 4 nas duas últimas avaliações trienais (2004-2006 e 2007-2009). Com esse conceito, o Curso de Mestrado em Fisioterapia da FACIS/UNIMEP é, atualmente, um dos poucos Cursos de Instituição Privada com esse conceito na Área de Fisioterapia no Brasil.

Objetivos do Programa


De acordo com a Política Acadêmica da Universidade e considerando o Projeto Pedagógico do Curso de Fisioterapia, os objetivos do Mestrado em Fisioterapia da UNIMEP, são: 

- propiciar o avanço do conhecimento em Fisioterapia;

- formar docentes pesquisadores na área específica de Fisioterapia; 

- propiciar ao mestrando a intervenção e análise dos aspectos de normalidade e  disfunções dos sistemas orgânicos.

Histórico do Curso

A Faculdade de Ciências da Saúde - FACIS oferece o mestrado em Fisioterapia desde 2002, a portadores de diploma obtido em curso de graduação na área da saúde, devidamente reconhecido pelo CFE/CNE. 

O Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia foi recomendado pela Portaria nº 2.609 de 25/08/2004 do Ministério da Educação (DOU nº 165 – 26/08/04), sendo o resultado de um cuidadoso e abrangente Projeto Acadêmico de Ensino e Pesquisa, que procura enfatizar a Intervenção Fisioterapêutica, estando em consonância com a oferta reprimida de profissionais capacitados na área da docência, inseridos no ambiente contemporâneo sem excluir a formação do pesquisador. 

Consciente da necessidade de que o conhecimento produzido deva ser aplicado em benefício da sociedade, o programa proposto corresponde a esse ideal através do desenvolvimento de estudos experimentais e de acompanhamento clínico, aproximando a produção do conhecimento à sua aplicação direta e imediata na comunidade/população alvo das pesquisas.