Você está aqui: Página Inicial / Prof. Natanael Jardim, coordenador do curso de arquitetura e urbanismo, morre aos 51 anos

por marsanta publicado 25/10/2017 15h55, última modificação 17/11/2017 09h51

O professor Natanael Macedo Jardim, 51, coordenador do curso de arquitetura e urbanismo da Unimep, morreu nessa quinta-feira, 16, em decorrência de infarto.
O velório será a partir das 18h, no Cemitério Parque da Ressurreição de Piracicaba e o enterro ocorre nessa sexta-feira, dia 17, às 16h.

Tim, como era conhecido entre os estudantes e os docentes, ingressou na Unimep em 1996. Em 2007, assumiu o cargo de coordenador do curso de arquitetura e urbanismo da Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo (Feau), função que desempenhava atualmente no campus Santa Bárbara d´Oeste. O docente era casado com Adriana Outeiro e deixa dois filhos: Felipe e Tiago Outeiro Jardim.

Ele era filho da ex-funcionária Irene Jardim, que atuou por vários anos na Secretaria Geral e na Assessoria de Eventos da Unimep, e de Erasmo Jardim, ex-funcionário do setor de almoxarifado do curso de educação física da universidade.

TRAJETÓRIA

Graduado em arquitetura pela Universidade de São Paulo, em 1989, Natanael Jardim concluiu o mestrado em arquitetura e urbanismo pela mesma instituição, em 2003. Antes de ingressar como docente na Unimep, ele atuou como professor em distintas instituições de ensino, e atuou como arquiteto em diferentes escritórios.

Na universidade, Tim também foi coordenador do curso de engenharia civil entre 2011 a 2012.

Além das aulas na Unimep, ele também atuava como arquiteto titular do Escritório de Arquitetura e Design Outeiro+Jardim Arquitetura desde 1990.

Em Piracicaba, o docente desempenhou ainda o cargo de presidente do Conselho de Patrimônio Cultural de Piracicaba entre 2010 e 2013. Também desde 2013, Jardim desenvolveu atividades distintas no Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba (Codepac), órgão no qual atuou como presidente em dois mandatos no período entre 2011 e 2014.

Já em Santa Bárbara d´Oeste, Natanael desempenhou atividades como professor no Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santa Bárbara d' Oeste (Codepasbo), no período de 2007 a 2012.

No campo da arquitetura, Tim possuía experiências em projetos e atividades relacionadas aos seguintes temas: projeto, espaços sacros, linguagem e expressão gráfica, patrimônio histórico e ferroviário, dentre outros.

Ao longo de sua atuação profissional, o docente recebeu distintas premiações: em 2006, foi homenageado com moção de aplausos na Câmara Municipal de Americana; em 2005, recebeu o 7º Prêmio Jovens Arquitetos, concedido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB); em 2003, recebeu menção honrosa na categoria brinquedo educativo do Concurso Design de Brinquedo Abrinq e no ano de 1990, Tim foi homenageado no Concurso Ópera Prima 1, com o projeto A Poética do Espaço na Revitalização do Engenho Central.

Texto:
Angela Rodrigues