Você está aqui: Página Inicial / Sistemas de Informação / Estágio Curricular

Estágio Curricular

por Danilo Sartorelli Barbato publicado 29/03/2016 18h46, última modificação 20/04/2016 13h23
Sistemas de Informação

Estágio Curricular


Na formação acadêmica dos alunos do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Unimep, o estágio supervisionado, compreende um conjunto de atividades que complementam a formação profissional com a função de fundir conhecimentos teóricos e práticos, resultando, portanto, num inegável papel contributivo.

Para concretizar estas características, tanto o Estágio Supervisionado I (7º semestre) quanto o Estágio Supervisionado II no (8º semestre), possuem 8 créditos que são desenvolvidos com a presença e acompanhamento do Professor-Orientador.

O Estágio Supervisionado deve contemplar a participação coletiva nas suas respectivas atividades, fortalecendo o relacionamento social, uma vez que, não se imagina ser possível implementar soluções tecnológicas sem a observância dos aspectos humanos e da organização nele envolvidos.

A atividade prevista nas disciplinas de Estágio Supervisionado I e II oferece condições semelhantes àquelas que os egressos poderão encontrar no ambiente profissional. Isto quer dizer que, as situações propostas para serem desenvolvidas são reais, envolvendo na maioria das vezes a comunidade externa empresarial e outras vezes atende as necessidades internas da própria Universidade. Este fato faz com que o resultado do trabalho desenvolvido seja de muita responsabilidade para atingir as expectativas dos usuários. O papel do Professor-Coordenador é o de estabelecer os contatos com a comunidade selecionando os problemas que possam ser objeto de estudo. Ele deve avaliar sempre a abrangência e profundidade dos problemas apresentados tendo em vista o prazo existente para a conclusão do estágio, enquanto que o Professor-Orientador, acompanhará o processo de desenvolvimento do projeto orientando e fazendo cumprir todas as ações previstas para o término.

Integrante da matriz curricular, ocorrem nas dependências do Núcleo de Computação, em salas próprias para reunião de grupos, com duração total de 272 horas. Em grupos de aproximadamente 10 alunos e sob a orientação de um professor orientador, desenvolvem-se atividades de análise, projeto, construção e implementação de sistemas de informação baseados em computadores.

Logo abaixo alguns projetos:

Projeto Nutricentro

Projeto Adunimep

Projeto do Nutricentro



O projeto Nutricentro surgiu por proposta da coordenadora do curso de Nutrição da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), que solicitou aos alunos do Estágio Supervisionado do Curso de Sistemas de Informação o desenvolvimento um aplicativo moderno e completo que atendesse as necessidades do acompanhamento nutricional, desde as mais elementares até as mais complexas.

O sistema em questão deve gerenciar e automatizar as consultas dos pacientes do núcleo de Nutrição da UNIMEP (Nutricentro) de maneira fácil, eficiente e intuitiva.

O resultado dessa parceria é um sistema que atende as necessidades dos profissionais de nutrição no acompanhem o e registro de consultas. Essa integração dos professores e colaboradores do curso de Nutrição junto aos alunos do curso de Sistemas de Informação proporciona a construção de um software que possibilita agilizar o trabalho tornando-o melhor e mais dinâmico.

O sistema tem como usuários os professores nutricionistas, estagiários e alunos do curso de nutrição e pacientes os quais dispõem de uma interface ágil e moderna. O aplicativo desenvolvido possui as seguintes funcionalidades: cadastro usuários, pacientes, receitas, alimentos, nutrientes, bem como agenda consultas, as quais permitem ao responsável a criação de receitas e dietas personalizadas, para cada tipo de pessoa, seja ela atleta ou simplesmente uma pessoa que busque melhores hábitos alimentares.

O software que é integrado ao Sistema de Gastronomia possui um vasto banco de dados contendo alimentos e nutrientes utilizados nas receitas e dietas a serem desenvolvidas tendo em uma de suas principais funções a capacidade de calcular automaticamente os nutrientes de acordo com as tabelas alimentares disponíveis e porções designadas pelo nutricionista.

 

Projeto da ADUNIMEP


Sobre o Projeto
SysAdu é um sistema para controle e gestão operacional da associação de professores da UNIMEP.Proporciona uma maior rapidez e flexibilidade na gestão administrativa da associação

Tecnologia
O sistema é desenvolvido em Delphi + Firebird, tecnologias que oferecem sergurança de dados e agilidade no processamento.

Ferramentas
Visto a necessidade de nosso cliente, desenvolvemos, além dos controles cadastrais, controle de prestação de serviços, ferramentas para a geração de relatórios analíticos e personalizados para o gerenciamento do negócio.

Layout
O layout do sistema foi totalmente adaptado para proporcionar o melhor conforto e naturalidade no uso diário, com design simplista e intuitivo, o sistema conta com recursos multitarefas e atalhos nas operações.

Instação e Treinamento
Nossa equipe se compromete em implementar o sistema de forma plena e satistfatória, aplicando melhorias sempre que necessário e intruindo o usuário para o melhor uso das ferramentas.

Análise
Ana Carla de Mello
Diego Custodio de Almeida
Gabriel Giovani Bettone

Documentação
João Vitor Dona do Amaral
Jonatas Fernando Bomfim
Marcelo Henrique Carrara

Desenvolvimento
Vinicius Carvalho Simoni
Ronni Correa Novello
Luis Guilherme Fergulha

Treinamento
Gabriel Pimentel Penha
Kelly Patricia Ferreira
Jesue Augustinho

Coordenação
Profª. Ms. Valéria Maria D'Arezzo Zilio
Supervisão
Prof. Dr. Francisco Baccarin
ADUNIMEP
Daniele e Flaviane