Você está aqui: Página Inicial / Sociedade iraniana é tema de aulas ministradas por prof. dos EUA aos alunos de relações internacionais

por marsanta publicado 20/11/2017 10h05, última modificação 30/11/2017 11h33
Alunos do curso de relações internacionais da Unimep acompanharam aulas do prof. Matthew Shannon, do Emory & Henry College, localizado em Emory, Virgínia, Estados Unidos.

A sociedade e a cultura iraniana e as relações do Irã com o mundo ocidental foram temas de duas aulas internacionais ministradas, aos alunos do 4º e do 8º semestre de relações internacionais da Unimep. Transmitidas pela ferramenta de comunicação Skype as conferências foram apresentadas pelo professor e historiador Matthew Shannon, do Emory & Henry College,  Virgínia, Estados Unidos. Após as aulas, o professor e os alunos participaram de debates sobre temas como direitos humanos, o papel da mulher e revolução iraniana, dentre outros.

A coordenadora da graduação, profª Fabíola Cristina R. de Oliveira, conta que os encontros foram agendados no início do semestre. “Em função disso, decidimos que o nosso projeto Cine-RI (cinema e relações internacionais) teria sua temática voltada ao Irã. Para acompanhar as aulas, os alunos assistiram antecipadamente distintos filmes que retrataram esse país em vários momentos. Após, os estudantes complementaram o ciclo de cinema assistindo ao filme Táxi Teerã, de Jafar Panahi”, conta Fabíola.

TRABALHO CONJUNTO

A docente destaca que com o trabalho conjunto de assistir aos filmes, ler textos complementares aos filmes e acompanhar os debates, os alunos passaram a ter conhecimento sobre questões políticas, econômicas, culturais e sociais do Irã. “Os alunos estão projetando novas pesquisas para o próximo ano, que se reflitam em publicações e artigos que poderão ser usados por outros alunos do curso e outros públicos”, afirma.

As aulas internacionais foram realizadas pelo curso de relações internacionais da Unimep, em parceria com a equipe da Assessoria de Relações Internacionais da universidade. Além de Fabíola, a atividade foi coordenada também pelo prof. Marcelo da Silva Leite, assessor da Assessoria de Relações Internacionais. Segundo Fabíola, novos encontros serão organizados a partir do próximo semestre.

Texto: Angela Rodrigues

Edição e coordenação: Celiana Perina