Você está aqui: Página Inicial / Unimepiano de direito tem dissertação de mestrado selecionada em programa do Itaú Cultural

por marsanta publicado 08/11/2017 09h00, última modificação 10/11/2017 09h40

Quanto vale a cultura? É essa pergunta que a pesquisa conduzida pelo ex-aluno do mestrado em direito da Unimep, Agostinho Geraldo Gomes, buscou responder, da perspectiva jurídica dos direitos culturais. Essa pesquisa foi uma das selecionadas na edição desse ano do Programa Observatório Itaú Cultural de Pesquisa em Economia da Cultura. Orientado pelo professor do mestrado Everaldo Tadeu, o trabalho concorreu com 230 pesquisas de outras instituições de ensino do país e será editado e publicado pelo Itaú Cultural em 2018. Além disso, Agostinho receberá apoio financeiro de R$ 10 mil.

Para uma parte da pesquisa, Agostinho investigou os investimentos orçamentários que os Estados brasileiros executaram entre os anos de 2012 e 2014 em cultura. Em outra parte, o ex-aluno indagou sobre o que é, de fato, cultura e quais são os direitos previstos na Constituição em relação a essa área. "Meu objetivo foi de promover uma reflexão crítica sobre a forma (e em quais modalidades) o orçamento público deve se ocupar", conta.

Ao todo, o programa contempla dez projetos, que são avaliados por uma comissão de quatro pesquisadores vindos de instituições de ensino distintas. A dissertação de Agostinho foi selecionada na categoria "pesquisa concluída", cujo objetivo está na divulgação de trabalhos acadêmicos voltados ao campo da economia da cultura. Além dessa, o programa possui a categoria "pesquisa em andamento", que também incentiva com apoio financeiro projetos de pesquisa na área. Entre os selecionados na categoria de Agostinho estão ex-alunos de universidades como USP, Unicamp e UFRJ.

Observatório Itaú Cultural

O programa Observatório Itaú Cultural de Pesquisa em Economia da Cultura foi criado em 2016 e é dedicado a fomentar a produção de reflexões sobre o setor cultural, além de compartilhar experiências e conhecimentos resultantes. O objetivo é reunir estudos da economia da cultura em diferentes aspectos, como internacionalização e mercado de trabalho.

"Me inscrevi nesse concurso pelo fato de o Observatório Itaú Cultural ser um dos institutos mais sérios e melhor conceituados, em relação à temática cultural, do país. Ter minha pesquisa contemplada trouxe grande alegria. Primeiro pelo reconhecimento e segundo, pela possibilidade de a divulgação contribuir como subsídios para novas pesquisas na área", conta o ex-aluno.

Texto:
Pedro Spadoni
Edição e coordenação: Celiana Perina
Fotos: Banco de Imagens (capa) acervo pessoal (interna)
Última atualização: 08.11.2017