Perfil profissional
O perfil profissional do bacharel formado no Curso de Administração da Área de Gestão e Negócios da Unimep delineia-se a partir das seguintes qualidades desejadas:
a) Sólida formação teórica (que lhe permita identificar os paradigmas científicos das principais correntes do pensamento da administração), histórica (que contribua para a compreensão dos mecanismos de mudança/transformação da realidade administrativa no tempo e no espaço) e instrumental (com especial ênfase no domínio das metodologias quantitativas, econométricas e daquelas próprias da dimensão gerencial e contábil-financeira das empresas e órgãos públicos);
b) Compromisso com o conhecimento da realidade brasileira;
c) Respeito ao pluralismo teórico-metodológico típico da administração;
d) Clareza da existência de inter-relações ligando os fenômenos administrativos ao todo social em que se inserem;
e) Senso ético, responsabilidade social e compromisso com a construção da cidadania como patrimônio coletivo da sociedade e da democracia;
f) Considerando a realidade regional em que o Curso está inserido e do perfil dos ingressantes, o profissional formado deverá também ter competência para a análise, reflexão e busca de soluções para os problemas da região, tendo como referência a inovação, o desenvolvimento sustentável e os preceitos da cidadania.
O bacharel em Administração da Unimep é formado para ter capacidade de compreensão interdisciplinar da atividade administrativa suficiente para estimular o empreendedorismo e a inovação na criação e/ou gestão de negócios; elaborar planos de negócios para análise de viabilidade econômico-financeira. Além disso, em função do conhecimento do Código Civil adquirido na sua formação, deve manifestar compreensão das diferentes formas de constituição de uma sociedade produtiva. Como gestor, o egresso do Curso deve ter habilidade para liderar equipes, conhecer as inovações tecnológicas, implantar sistemas de informações nas organizações, tendo como referencial os atributos da informação com destaques para utilidade, agilidade, consistência e confiabilidade; como também ter capacidade crítica e analítica para avaliar as implicações das ações de agentes internos e externos, e da tecnologia da informação.