Você está aqui: Página Inicial / Formaturas Unimep - 2022 / 1.º Festival - Educação Musical de Piracicaba

1.º Festival - Educação Musical de Piracicaba

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 19/06/2009 14h26, última modificação 02/05/2016 10h49
13/07/2009
de 00h00 até 23h59
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Unimep - Campus Centro

Apresentação:
Com a disciplina \"Música\" estando prestes a voltar como matéria obrigatória em sala de aula, faz-se necessário formar e treinar eficazmente professores e monitores que trabalhem ou trabalharão com crianças em sala de aula.
O Método Kodály leva o aluno ao aprendizado integral da música, porque envolve atividades com a voz, o corpo, a mente; a arte de um modo geral. Aliás, com o método Kodály, é possível ensinar e aprender música com apenas 3 elementos: a voz, algo para se registrar (lápis, caneta, giz ou, no extremo da carência, um pedaço de tijolo) e um lugar para se colocar esse registro (ainda que, na pior das hipóteses, seja a parede ou o chão). Em resumo, com voz, lápis e papel ensina-se o que nas outras metodologias precisa-se, pelo menos, instrumentos musicais, além de lápis, caderno de música etc. Portanto, falando-se em educação musical com retorno maravilhoso de aprendizado a baixo custo, nada mais que interessante que Kodály. Com a aplicação do método Kodály, o aprendizado se consolida pela intelectualização das várias vivências propostas e isso é conseguido iniciando o aluno no solfejo desde o início, assim como na leitura e na percepção analítico-sintética.
É tão importante quanto saber \"musicalizar\" é saber ALFABETIZAR. E para isso é de extrema importância ter em mente a SEQUÊNCIA DE CONTEÚDO e saber como aplicar cada item desde a primeira infância.

Objetivo: Preparar adequadamente os professores para que em sala de aula consigam promover com eficácia uma melhor integração entre criança e a música e, mediante a sua função de educador musical, sejam instrumentos para promover e desenvolver verdadeiros talentos artísticos musicais.

Opção 1: Curso Intensivo de Férias baseado no Método Kodály
Professores de educação infantil

Carga horária: 20 horas/aula
Local: Unimep- Campus Centro