Você está aqui: Página Inicial / Formaturas Unimep - 2022 / 13ª Exibição de Documentários do Curso de Jornalismo

13ª Exibição de Documentários do Curso de Jornalismo

por Vania Teixeira publicado 23/08/2016 00h00, última modificação 23/08/2016 11h51
Quando
26/08/2016 from 19h30 (Brazil/West / UTC-400)
Onde
Auditório Verde - Bloco 2
Adicionar evento ao calendário
iCal

Título: Cuidando com paciência e amor
Sinopse: O documentário traz a relação dos autistas com os familiares e como é essa convivência. Também aborda as reações deles em algumas situações, a interação com o novo e como os pais e a família lidaram com a descoberta deste transtorno. Apesar de certo crescimento de interesse no assunto por parte da mídia, muitos aspectos ainda são pautados pelo senso comum. As famílias de autistas sofrem preconceito por causa da ignorância sobre o tema e devido aos aspectos que acometem os portadores dessa síndrome, como o isolamento social, por exemplo.
Equipe: Ana Cláudia Pimentel, Larissa Lojó Ferreira, Larissa Walti, Thais Alves, Wesley Justino e Yasmin Vidal Obrownich
Direção: Ana Cláudia Pimentel

Título: Proibidos de amar
Sinopse: Baseado em histórias e em personagens reais, o documentário mostra o relato de homossexuais que sofreram humilhações, violência psicológica e até física, na região de Piracicaba e constata, por meio de fatos, que o ódio e o preconceito estão enraizados na sociedade. O vídeo procura retratar a diversidade e respeitar a sexualidade de cada pessoa. Elas estão proibidas de amar por causa da intolerância, do preconceito e da incompreensão.
Equipe: Caroline Metler, Daniela Boaventura, Gabriela Biasini, Karen Costa, Luana Schimidt e Marina Mattus
Direção: Karen Costa e Luana Schimidt.

Título: Aumakua - O caminho para o eu interior
Sinopse: Existem muitas alternativas para combater doenças como a depressão e a dependência química. Comungar a Ayahuasca é uma delas. Para entender mais do assunto, o documentário acompanhou um grupo de praticantes do Xamanismo que realiza os rituais por meio da ingestão da Ayahuasca, um chá legalizado e natural feito a partir de ervas amazônicas, com o objetivo de levar o indivíduo a um caminho espiritual de autoconhecimento.
Equipe: Camilla de Senna, Felipe Caires, Julia Hortenci, Nathalia Salvador, Nayara Tramontina e Tainá Marchi.
Direção: Felipe Caires e Julia Hortenci

Título: Destino comum
Sinopse: Três grupos de imigrantes europeus e um destino em comum: o Brasil. Seja fugindo de conflitos armados ou em busca de melhores condições de vida, os alemães, suíços e italianos que aqui se estabeleceram prestaram importante contribuição para a construção da identidade do povo brasileiro. O documentário conta como as famílias destes imigrantes chegaram ao país e quais costumes e tradições ainda permanecem nas respectivas colônias das cidades de Limeira, Indaiatuba e Piracicaba.
Equipe: Carolina Carettin, Gabriela Morília, Jéssica Talita Jurgensen Vaz, Vanessa Zumstein e Wellington Lima
Direção: Gabriela Morília, Jéssica Talita Jurgensen Vaz, Vanessa Zumstein e Wellington Lima

Título: À Deriva
Sinopse: O documentário registra depoimentos de pessoas que passaram parte da vida em acolhimento institucional, longe da convivência familiar, muitas vezes abandonados com poucos meses de idade. A lei estabelece que os adolescentes devem deixar o abrigo ao completarem 18 anos, sem possibilidade de retorno, mesmo sem ter qualquer vínculo familiar. Assim, o vídeo traz a história de pessoas que, sem alternativa, viveram nestas instituições, vítimas de abandono familiar, orfandade ou maus tratos e como foi a adaptação social à nova liberdade.
Equipe: Beatriz Martins, Isabela Andia, Júlia Godinho, Letícia Castro, Reinaldo Diniz e Thais Campos
Direção:  Reinaldo Diniz e Thaís Campos

Título: O que te toca?
Sinopse: O documentário apresenta a relação entre música e ser humano e enfatiza a ação deste encontro. Com breve exibição da trajetória profissional de seis diferentes grupos musicais, a proposta é ressaltar a diversidade de possibilidades que a música oferece e a emoção que desperta em cada integrante. Entre os talentos estão: Alexandre Bragion, Baque Caipira, Hot Clube Piracicaba, Dona Zaíra, Jean Goldenbaum e Seo Manouche. Os cantores e compositores reproduzem ritmos, melodias, letras e pensamentos diferentes, mas um só sentimento os une: a paixão pela música.
Equipe: Alessandra Postali, Amanda Conceição, Ana Carolina Brunelli, Arlete Moraes e Kamila Vallis
Direção: Alessandra Postali e Amanda Conceição