Você está aqui: Página Inicial / Formaturas Unimep - 2022 / 14ª Mostra de Documentários do Curso de Jornalismo

14ª Mostra de Documentários do Curso de Jornalismo

por Vania Teixeira publicado 12/09/2017 21h00, última modificação 14/09/2017 09h51
Quando
19/09/2017 from 19h30 (Brazil/West / UTC-400)
Onde
Auditório Verde - Bloco 2
Adicionar evento ao calendário
iCal

Exibição de oito documentários produzidos pelos estudantes do último ano do curso de Jornalismo. As produções são desenvolvidas durante o sétimo semestre do curso de Jornalismo, na disciplina Telejornalismo II, ministrada pela professora Ana Maria Cordenonssi, Coordenadora do projeto desde o seu início. Neste ano serão exibidos os documentários: Além de mim, Divindades, Identidade Drag, Pé na Terra, Poética das Ruas, Resiliência, Rádio Emoção e Salão de Humor.

Após as apresentações os vídeos serão exibidos na programação da TV Unimep (Canal 13 da Net) e serão  disponibilizados na internet, a partir do Portal de Notícias do Curso de Jornalismo, no endereço www.soureporter.com.br

Realização - Curso de Jornalismo
Evento aberto à comunidade

Sinopses dos Documentários:

Além de mim:  Mostra, de forma humanizada, os procedimentos de transplante de órgãos realizados ainda em vida. Ele traz, nos relatos de pacientes e doadores, as várias fases do transplante desde a descoberta da doença, bem como o impacto e as transformações na vida de doadores e receptores. São histórias de como pessoas comuns puderam mudar o rumo de uma existência com o simples poder da palavra: sim.
Produção: Caroline Castilho, Daiane Santos, Fernanda Mazi, Laís Carvalho, Pedro Gaspar e Tiago Marquesini
Direção: Laís Carvalho

Divindades: Documentário traz a o olhar de diversas religiões (Metodista, Católica, Evangélica, Umbanda e Santo Dime) sobre temas como amor, aborto, fanatismo.
Produção: Gabriela Fassis Vicentini, Graziela de Jesus Nascimento Reina, Julia Marcicano de Noronha Zini, Mayara Roberta Piantavina, Flávia de Almeida Ribeiro e Kelly Suzan de Almeida.
Direção: Graziela de Jesus Nascimento Reina

Identidade Drag: Duas identidades em um só corpo, vivendo em universos paralelos: Alexya, Drama, Lana, Morgana, Nenny e Raava representam a veia artística que vive dentro de Bruno, Guilherme, Mateus Pereira, Bárbara, Gabriel e Mateus Santana. O documentário Identidade Drag conta as histórias de seis drag queens da região de Piracicaba que equilibram duas rotinas e carreiras distintas: sonhos, planos para o futuro e como a arte drag entrou na vida delas e quais os impactos e preconceitos que enfrentaram pelo caminho.
Produção: Ana Clara Gaspareto, Andressa Santos, Jeniffer Reis, Marcela Freitas Paes, Natália Cordeiro eVitor Ferezini
Direção: Marcela Freitas Paes

Pé na Terra: O documentário "Pé na Terra" traz a história de pessoas que vivem de maneira simples, com práticas típicas de quem vive ou viveu em áreas rurais, mas morando em centros urbanos. No tumulto das cidades cercadas por prédios e barulho, os entrevistados relatam a vivência e o contato com a natureza, desde cultivo de hortaliças e frutíferas até a criação de animais, valorizando a opção pela simplicidade.
Produção:  Beatriz Supriano Perez, Caroline Pires Cadiz, Lucas Vaz, Marina Campos Gomes, Raissa Natasha Ciccheli, Raissa Secomandi Sarra e Vinícius Queiroz Santos
Direção: Raissa Secomandi Sarra

Poética das Ruas: Piracicaba tem diversos movimentos culturais independentes. Nascida em 2009, a batalha de rimas, conhecida como Batalha Central, cresceu e ganhou espaço na cena hip hop da cidade. O movimento, que vai muito além das rimas e improvisos, se tornou espaço de educação e conhecimento. Poética das ruas mostra, através de relatos de organizadores e principais MC’s, a influência da Batalha Central como agente de transformação social.
Produção: Ana Rízia Caldeira, Jaqueline Altomani, Keline Mendes, Lívia Maria, Serjey Martins e Thainara Cabral
Direção: Lívia Maria

Resiliência: O documentário apresenta histórias reais de superação das personagens Renata Prestello, Louyse Praxedes e Jorginete Dutra (Tininha) e como deram a volta por cima. O vídeo tem por objetivo mostrar a coragem e a força de vontade presentes em cada uma, apesar dos traumas e obstáculos vividos. A capacidade de enxergar o lado bom nas situações difíceis e aprender com elas são atitudes excepcionais que merecem ser transmitidas, para que toquem o coração das pessoas e sirva como exemplo. A música “Amanhecer” é da própria personagem Louyse Praxedes e pode ser conferida no final do documentário junto ao clipe.
Produção: Amanda Wendland, Felipe Gonçalves, Fernanda Maestro, Isabela Guevara, Marcos Barbosa, Mariana Mondini e Tainá Oliveira.
Direção: Fernanda Maestro

Rádio emoção: O documentário revelam que as narrações em rádio mexem com o imaginário e com a emoção do mais contido torcedor. Além disso, são a fiel representação do futebol brasileiro nos primórdios tecnológicos, quando não havia o recurso da imagem. Mas como esse charmoso veículo que é parte importante na história da comunicação ainda segue colecionando ouvintes e contando histórias de maneira tão peculiar, em meio as constantes mudanças na sociedade e na maneira de se consumir informação?
Produção:
Guilherme Augusto Milani, Leonardo de Oliveira Soares Coutinho, Maíra Rodrigues Bacellar, Vinícius de Assis Bringel, Wesley Barbosa Sudré e Yuri Dias Barbosa
Diretor:
Leonardo de Oliveira Soares Coutinho e Wesley Barbosa Sudré

Salão de Humor: Este audiovisual, aborda a criação, em 1992, do Salão Universitário de Humor da Unimep, que desde o início teve o objetivo principal de abrir espaço para jovens talentos do humor gráfico. Sátira, ironia, protesto: todo tipo de sentimento está refletido nas obras artísticas dos milhares de estudantes que já passaram pelo evento. 25 anos depois, o Salão se consolidou como porta de entrada para os estudantes ao mundo gráfico.
Produção: Luiz Carlos da Silva Filho e Mauro Antonio Adamoli Júnior
Direção: Luiz Carlos da Silva Filho