Você está aqui: Página Inicial / Formaturas Unimep - 2022 / Aula Inaugural - Curso de Arquitetura e Urbanismo

Aula Inaugural - Curso de Arquitetura e Urbanismo

por Vania Teixeira publicado 17/03/2017 00h00, última modificação 17/03/2017 10h34
21/03/2017 from 09h30 (Brazil/West / UTC-400)
Auditório Grená - Campus de Santa Bárbara
Telefone de contato
(19) - 3124-1784

Tema:  Arquitetura Escolar Ensina Processo de Projeto

Palestrantes:

Doris Catharine Cornelie Knatz Kowaltowsk -
Professora Titular (2009) pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP; obteve o Doutorado (PhD) em Arquitetura pela Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA) em 1980 e é Mestre em Arquitetura pela Universidade da Califórnia em Berkeley, 1970. Em 1969 formou-se em Arquiteta (com honours) pela Universidade de Melbourne (Austrália) com o diploma revalidado no Brasil em 1985. Atua como professora aposentada colaboradora no Departamento de Arquitetura e Construção da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) da UNICAMP. Coordenadora do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FEC da UNICAMP entre 1999 e 2002 e em 2006. Diretora Associada da FEC/UNICAMP entre 2003 e 2006. Coordenou e coordena vários projetos de pesquisa, com apoio da FAPESP, FINEP e FAEP/UNICAMP. É membro da Coordenação da Área de Arquitetura e Urbanismo da FAPESP. Atuava em dois cursos de graduação da UNICAMP: Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo. O ensino centrava-se em projeto arquitetônico. Na pesquisa, os interesses incluem projetos específicos de habitação social e da arquitetura escolar. Desenvolve pesquisas nas áreas de: metodologia de projeto e as ferramentas de apoio do processo de projeto (Avaliação Pós-ocupação - APO e Programa Arquitetônico ou de Necessidades); humanização da arquitetura, arquitetura bioclimático, arquitetura escolar e habitação social. Na pós-graduação atua no programa em Arquitetura, Tecnologia e Cidade - ATC da FEC/UNICAMP. Atualmente faz parte dos editores chefe de 3 periódicos indexados. Recebeu a Bolsa de Produtividade CNPq que recentemente (agosto 2013) foi elevada ao nível 1c - para o periodo de 2013 - 2017. (Fonte: Currículo Lattes)

Marcella Savioli Deliberado  - Graduada em Arquitetura e Urbanismo em 2006, pela Universidade Estadual de Campinas, cursou mestrado na mesma instituição, concluindo o mesmo em 2010, na área de processo de projeto da arquitetura escolar. Em 2016 defendeu seu doutorado também na Universidade Estadual de Campinas, na área de Arquitetura, Tecnologia e Cidade. Sua pesquisa de doutorado abordou a criação de uma ferramenta de apoio ao programa arquitetônico do ambiente escolar no formato de um jogo e teve como título "Parâmetros da Arquitetura Escolar e o Jogo de Cartas como Ferramenta de Apoio ao Desenvolvimento do Programa Arquitetônico". Durante sua carreira acadêmica, participou diversas vezes do Programa de Estágio Docente. Atualmente dá continuidade às suas pesquisas, atuando como professora nos cursos de Arquitetura Escolar da AEA. (Fonte: Currículo Lattes)

Realização: Curso de Arquitetura e Urbanismo - FEAU