Você está aqui: Página Inicial / Formaturas Unimep - 2022 / Diálogos Sesc em Circuito

Diálogos Sesc em Circuito

por Vania Teixeira publicado 01/08/2016 00h00, última modificação 24/08/2016 10h58
Quando
30/08/2016 (Brazil/West / UTC-400)
Onde
Anfiteatro do Bloco 7
Telefone de contato
19-3437-9247
Adicionar evento ao calendário
iCal

Tema - Educação e Cultura Popular Tradicional

O intuito dos encontros é investigar e debater as relações entre educação e cultura popular tradicional. Para isso, a proposta será: abordar a educação, entendida como a principal interface com a cultura popular tradicional e como dimensão privilegiada responsável pela consolidação da experiência cultural; discutir os processos formais, não-formais e informais de transformação dos sujeitos; problematizar as relações entre educação e cultura à luz das noções de identidade e alteridade, permanência e transformação, continuidade e ruptura.

19h30 - Convite para Reflexão, com Mestre Pedro Soledade
Mestre de Batuque de umbigada, manifestação centenária de origem africana, trazida pelos negros de origem Banto, oriundos do Congo e de Angola. Realiza há mais de 100 anos uma festa de São João, onde reúnem batuqueiros de umbigada de Tietê e Capivari. Traz consigo toda a sabedoria das plantas medicinais da roça e da importância da vida em comunidade.

20h - Aproximando Ideias e Práticas, com José Jorge de Carvalho
Ph.D em Antropologia Social por The Queen's University Of Belfast (1984); Pós-doutorado pela Rice University (1995) e pela University of Florida (1996). Atualmente é Professor Titular no Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília, Pesquisador do CNPq e Coordenador do INCT e do CNPq. Seu trabalho como antropólogo se desenvolve principalmente nas seguintes áreas: Etnomusicologia, Estudos Afro-brasileiros, Estudo da Arte, Religiões Comparadas, Mística e Espiritualidade, Culturas Populares, e Ações Afirmativas para os Negros e Indígenas.

Inscrições com Vagas Limitadas - Portal (www.sescsp.org.br/piracicaba)

Parceria Institucional: Sesc, Unimep e Centro Cultural Martha Watts