Você está aqui: Página Inicial / Formaturas Unimep - 2022 / Documentário - Dilemas contemporâneos

Documentário - Dilemas contemporâneos

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 05/09/2011 07h38, última modificação 02/05/2016 10h50
Quando
09/09/2011
de 19h30 até 23h59
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Auditório Verde do Campus Taquaral
Adicionar evento ao calendário
iCal

Os documentários são produzidos pelos alunos do sétimo semestre. Os vídeos tratam de temas contemporâneos diversos, como a crise ambiental, os dilemas da carreira de jogador de futebol, inserção das bancas covers no cenário musical e os preconceitos em relação à depressão e outras doenças mentais. 

Realização: Alunos do 7.º  semeste do Curso de Jornalismo - Disciplina Tópicos Especiais em Jornalismo, sob a orientação da Profa. Ana Maria Cordenonsi

Apoio técnico:  Laboratório de Comunicação 

Entrada aberta a todos os interessados 

Sinopses dos documentários:

Homo Sapiens: O grande predador:
Sinopse: Planeta Terra, 2066. A crise ambiental e a ausência dos recursos naturais essenciais à vida tornam trágico o cenário para a sobrevivência humana. Com base na opinião de profissionais e em projeções para o futuro da vida no mundo, o documentário Homo sapiens: o grande predador transporta o expectador para um tempo em que sobreviver será uma tarefa árdua por causa da falta de atitude de gerações passadas. Tudo isso, em uma carta cheia de emoção feita de filho para pai que leva a repensar os hábitos atuais para redesenhar o futuro das próximas gerações. 
Autores: Ariane Domiciano, Bruna Sampaio, Ivaneide Gonçalves, Karla Gigo, Larissa Molina, Marina Campos, Syndi Siqueira, Vieira Junior.

Do sonho à profissão:
inopse: O documentário traz a história de meninos que sonham em ser jogador de futebol. Uma carreira difícil, competitiva e em muitos casos ingrata. Eles contam como começaram e o que pretendem fazer para um dia conquistar o sucesso almejado. Profissionais dão dicas de como lidar com a fama instantânea o dinheiro e as mulheres. Também relata a história do ex-jogador Macedo que se consagrou como jogador na década de 90. São histórias de meninos que um dia serão homens e lutam conquistar espaço em meio a multidão de outros sonhadores.
Autores: Anderson Junque, Cynthia da Rocha, Eduardo Castelar, Fernanda Pereira, Janaína Moro, Letícia Coelho, Mariane Ferreira, Vanessa Gonçalves, Vinícius Boer. 

Monsters of cover:
Sinopse: Não há como falar da cena contemporânea do rock \'n\' roll sem enfatizar o envolvimento das chamadas bandas cover com o público fã deste gênero musical. Mas o que uma banda que simplesmente ‘coveriza’ outro grupo já famoso é capaz de fazer e criar para cravar seu nome entre os adoradores da música pesada? Monsters of Cover traz as nuances desses grupos e elementos para compreender parte do universo que os torna tão legítimos quanto os originais.
Autores: Bruno Bianchim, Camila Duarte, Daniele Zanin, Débora Ferneda, Graziela Landucci, Lavínia de Oliveira, Thiago Sanchez.

Preconceitos X Doenças mentais:
Sinopse: Retrata em 19 minutos testemunhos de pessoas que tiveram o diagnóstico da depressão e aprenderam a conviver com o problema e o preconceito que esse distúrbio neuroquímico acarreta. O curta-metragem é composto por depoimentos de uma personagem depressiva, o dilema de um pai de um jovem esquizofrênico, até relatos do experiente psiquiatra Alceu Lemos e do psicólogo Carlos Eduardo Peixe. O documentário promove a reflexão e a quebra de barreiras de uma doença que afeta grande parte da população mundial.
Autores: Maria Elvira Evangelista, Milena Barros, Jackson Rossi, José Alexandre Almeida, Josiane Jovelli, Luiz Felipe Leite e Mariana Fiocco.