Você está aqui: Página Inicial / Formaturas Unimep - 2022 / Nova chamada/Programa Ciência sem fronteira

Nova chamada/Programa Ciência sem fronteira

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 03/08/2012 08h19, última modificação 02/05/2016 10h50
06/08/2012
de 08h00 até 23h59
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Coordenadoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Unimep
iCal

O programa Ciência sem Fronteiras – iniciativa do governo federal que prevê a concessão de bolsas de estudos no exterior – e do qual a Universidade Metodista de Piracicaba - Unimep participa como universidade parceira, abriu novas chamadas. Neste semestre são oferecidas bolsas de estudo sanduíche em sete países: Alemanha, Austrália, Canadá, Coréia do Sul, Estados Unidos, Holanda e Reino Unido. A Unimep participa da iniciativa desde a 1ª chamada pública, ocorrida em 2011. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 14 de setembro às 18h. Os formulários estarão disponíveis a partir de 06/08/2012.
Na Unimep podem participar alunos de 20 cursos de graduação, são eles ciências biológicas, ciências da computação, sistemas de informação, enfermagem, educação física, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, farmácia, arquitetura e urbanismo, engenharia civil, engenharia de alimentos, engenharia de controle e automação, engenharia de produção, engenharia elétrica, engenharia industrial mecânica, engenharia mecânica com ênfase em manutenção, engenharia química, química industrial e odontologia.
Uma novidade das novas chamadas é que foram incluídos nas áreas e temas contemplados os itens de: Indústria Criativa, voltados a projetos e processos para desenvolvimento tecnológico e inovação (arquitetura, design, software, jogos de computadores, cinema, vídeo, fotografia, música, artes, televisão, conteúdos digitais, editoração e publicação eletrônica); Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva; e Formação de Tecnólogos, em todas as áreas e temas já contemplados pelo Programa.
Para mais informações e/ou dúvidas sobre os procedimentos de inscrições e cronograma consulte chamadas para cada país e a Cartilha com Informações de Apoio ao Estudante no Exterior.

INSCRIÇÃO :

Entre os pré-requisitos exige-se a conclusão mínima de 20% e máxima de 90% do currículo da graduação até a data da viagem, bem como não ter dependências curriculares. Também é necessário apresentação do teste de proficiência na língua estrangeira do país de destino.
Só será considerada a última inscrição realizada. As inscrições anteriores serão canceladas automaticamente. Caso deseje alterar o país ou dado na inscrição, basta submeter nova proposta até a data limite de inscrição.
Para maiores informações sobre as chamadas, o Programa Ciências sem Fronteiras estará à disposição para esclarecimentos das dúvidas a respeito das chamadas para a Alemanha e Estados Unidos, no telefone 0800616161, e, das Chamadas para a Austrália, Canadá, Coréia do Sul, Holanda e Reino Unido, no telefone 0800 619697.
ANOTE - Inscrições para o programa Ciência sem Fronteiras até o dia 14 de setembro. Antes de realizar inscrição, é muito importante que o estudante entre em contato com a Coordenadoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Unimep, no (19) 3124-1604 ou (19) 3124-1605, ou e-mail:  wzocasti@unimep.br / renscury@unimep.br para receber as informações específicas da Instituição, no que se refere a critérios para seleção.

Novos Editais: Os interessados deverão acessar o link http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/graduacao1 ler atentamente o edital de sua preferência e antes de realizar inscrição entrar em contato com a Coordenadoria de Pesquisa e Pós-graduação.

1) Alemanha (idioma: alemão) -Chamada nº 118/12

2) Austrália (idioma: inglês) -Chamada nº 119/12

3) Canadá-CALDO (idioma: inglês ou francês, dependendo da instituição) - Chamada nº 124/12

4) Canadá-CBIE (idioma: inglês ou francês, dependendo da instituição) - Chamada nº 120/12