Você está aqui: Página Inicial / Arte e Cultura / Núcleo Universitário de Cultura - NUC

Núcleo Universitário de Cultura - NUC

por Danilo Sartorelli Barbato publicado 06/04/2016 20h47, última modificação 06/04/2016 20h54

Apresentação

Nos anos 1980, a UNIMEP procurou criar um espaço que estimulasse o desenvolvimento do teatro e do coral universitário, e permitisse a participação dos vários segmentos e grupos na vida cultural da Universidade. Essa iniciativa levou à integração, em 1985, dos setores de Teatro e Música, dando origem ao Núcleo Universitário de Cultura – NUC.

Priorizando inicialmente as áreas de Artes Cênicas e Música, o NUC consolidou-se como o espaço adequado para refletir, planejar e produzir arte como forma de educar. Seu objetivo final é inserir as diversas vertentes artísticas no cotidiano da comunidade universitária, bem como relacionar-se com a comunidade cultural externa aos campi.

Em relação à comunidade universitária, o NUC busca expandir os horizontes culturais principalmente dos alunos, trabalhando as manifestações artísticas dentro de uma linha de caráter mais pedagógico, entendendo tal procedimento como forma de complementação à formação universitária como um todo.

Atualmente o Núcleo Universitário de Cultura conta, no Campus Taquaral, com os grupos de teatro “Andaime” e “Cochichonacoxia”, e com o  Coral Universitário Apepú-Yamí (Som da Noite). No Campus de Santa Bárbara d'Oeste, atuam o grupo de teatro “Pé de Cana” e o grupo de coral Vera Cordis.

CORAIS UNIVERSITÁRIOS

Os corais universitários foram criados com o objetivo de auxiliar os estudantes no processo de expansão de seus horizontes culturais, bem como possibilitar seu contato com a música de outras culturas e outros tempos. Estão em atividade o Coral Universitário Vera Cordis, no campus Santa Bárbara d’Oeste, e o Coral Universitário Apepú Yamí, no campus Taquaral.

GRUPOS TEATRAIS UNIVERSITÁRIOS

Com o objetivo de estimular o gosto pelo fazer teatral e enriquecer a experiência universitária com atividades artísticas voltadas à educação integral, vários núcleos teatrais foram formados na UNIMEP. Mantêm-se em atividade atualmente os grupos Pé de Cana, no Campus Santa Bárbara d'Oeste, e os grupos Cochichonacoxia e Andaime, no Campus Taquaral.

(19) 3124-1603