Você está aqui: Página Inicial / Direito / Estágios

Estágios

por danilo.barbato — publicado 29/03/2016 15h46, última modificação 22/12/2022 16h03
Direito

Nas áreas de Direito Civil, Direito Penal e Direito do Trabalho, inicialmente no laboratório jurídico da própria Universidade. 
A prestação de serviços à comunidade congrega as atividades do estágio com as da extensão, em que socializam o conhecimento jurídico e ao mesmo tempo atendem às necessidades sociais através do amplo acesso da população, carente ou não, à tutela jurisdicional, ao bem da vida.

Essa prestação de serviços à comunidade, num segundo momento do curso, ocorre nas dependências do Escritório Experimental (Assistência Judiciária); no Juizado Especial Cível – Cartório Anexo, atendendo causas de maior ou de menor complexidade, e em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Além disso, o estágio e a extensão também se desenvolvem em Delegacia Participativa mediante convênio com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo; em escritórios de Advocacia, Magistratura, Ministério Público e Procuradorias conveniados. 

Regulamento do Estágio de Prática Jurídica

  

Pratica Jurídica Judicial e Extrajudicial

 

CEJUSC - UNIMEP

O CEJUSC – Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Piracicaba é fruto de um convênio firmado entre o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e a UNIMEP- Universidade Metodista de Piracicaba. O CEJUSC, cujo objetivo principal é a facilitação do acesso da população ao Judiciário, está sediado na Rua Campos Salles, 1912, Bairros dos Alemães, na cidade de Piracicaba, tendo como horário de funcionamento, de segunda-feira a sexta-feira, das 9:00hs às 17:00hs. A atuação do CEJUSC na área de Direito de Família abrange questões concernentes a divórcio, reconhecimento e dissolução de união estável, guarda, visitas, alimentos, dentre outras. Os alunos, os quais atuam efetivamente nos casos em trâmite no CEJUSC, com a supervisão de um professor orientador, tem em seu aprendizado um grande diferencial, vivenciando na prática o aprendizado teórico, bem como aprendendo técnicas de solução de conflitos, com vistas a alcançar a pacificação social.

Escritório Experimental “Prof. Geraldo Bragion”

Em 1º de março de 2002, é inaugurado o Escritório Experimental “Prof. Geraldo Bragion” em substituição ao Departamento de Assistência Judiciária “Dr. Júlio de Mesquita Filho” (1976-2002). O escritório Experimental foi criado para proporcionar atendimento à população carente nas áreas de Direito Civil, Direito Penal, Direito do Consumidor, além do Direito da Criança e do Adolescente e dos Idosos, a fim de atender a nova demanda dos estagiários do Curso de Direito. Podem ser atendidas pessoas físicas, maiores e capazes, que tenham renda familiar bruta de até 3 (três) salários mínimos. O Projeto Político Pedagógico trouxe as diretrizes teóricas sobre as quais o estágio se norteia. Hoje o Escritório Experimental permite equilibrar a constante necessidade de equalização entre teoria e prática. Este espaço proporciona ao aluno a oportunidade de realização de estágio externo, por meio de assistência jurídica real e prestação de serviços à comunidade, reforçando o compromisso da Unimep para com os aspectos políticos e sociais, ampliando o diálogo com vários segmentos da comunidade, bem como com suas parcerias.

Juizado Especial Cível – Cartório Anexo

Em 25 de junho de 1999, é inaugurado o Juizado Especial Cível – Cartório Anexo, a partir de convênio celebrado entre o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e a Universidade Metodista de Piracicaba, com a finalidade de proporcionar à população uma ampliação do atendimento jurisdicional, tendo seu efetivo funcionamento iniciado em 28 de junho de 1999. Desde então, o Juizado Especial Cível – Cartório Anexo vem respondendo por uma demanda crescente por seus serviços. Os alunos concluintes do Curso de Direito garantem o atendimento à população sob a orientação de professores orientadores da Faculdade de Direito da Unimep e servidores do Poder Judiciário (o cidadão pode iniciar uma ação cível no valor de até 20 (vinte) salários mínimos sem advogado e de até 40 (quarenta) salários mínimos através da contratação de advogado).


CONTATOS: 

  • (19) 3422-2900  
  • (19) 3375-7833  
  • (19) 3375-7834