Você está aqui: Página Inicial / Direito / Notícias / Edital de Abertura de Vagas para a Missão de Estudos em Coimbra – Portugal

Edital de Abertura de Vagas para a Missão de Estudos em Coimbra – Portugal

por renan.sales — publicado 11/09/2018 11h36, última modificação 11/09/2018 11h36

Confira o edital completo

Tema: Migrações num mundo interligado e os caminhos para a paz

Pelo presente instrumento a Assessoria de Relações  Internacionais  torna pública a abertura de vagas para a Missão de Estudos Acadêmicos  proposta em parceria com a Universidade de Coimbra , Portugal, a ser realizada no mês de janeiro do ano de 2019.

Da Universidade de Coimbra

Ao assinar o “Scientiae thesaurus mirabilis”, D. Dinis criava a Universidade mais antiga do país e uma das mais antigas do mundo. Datado de 1290, o documento dá origem ao Estatuto Geral, que é reconhecido no mesmo ano pelo papa Nicolau IV. Começa a funcionar em Lisboa, sendo transferida definitivamente para Coimbra em 1537, por ordem do Rei D. João III, após um período de migração entre estas duas cidades. É no Paço Real da Alcáçova, mais tarde Paço das Escolas, que se concentram todas as Faculdades da Universidade de Coimbra – Teologia, Cânones, Leis e Medicina.

Inicialmente confinada ao Palácio Real, a Universidade foi-se estendendo por Coimbra, modificando-lhe a paisagem, tornando-a na cidade universitária, alargada no século XX com a criação do Pólo II, dedicado às engenharias e tecnologias, e já neste século com um terceiro Pólo, na área das ciências da saúde.

Hoje em dia, a Universidade de Coimbra conta com oito Faculdades (Letras, Direito, Medicina, Ciências e Tecnologia, Farmácia, Economia, Psicologia e Ciências da Educação, Ciências do Desporto e Educação Física) e mais de 22 mil alunos.

Estudar na Universidade de Coimbra é dar continuidade à história da matriz intelectual do país, que formou as mais destacadas personalidades da cultura, da ciência e da política nacional.

Com uma incontornável herança histórica, a Universidade de Coimbra celebrou em 2015 os seus 725 anos. Contando com um património material e imaterial único, fundamental na história da cultura científica europeia e mundial, é desde 2013 Património Mundial da UNESCO.

Da Estrutura da missão

A ideia central da missão de estudos é possibilitar a mescla de estudantes brasileiros e estudantes portugueses, para que compartilhem experiências em seminários oferecidos por professores brasileiros e professores portugueses, em que se abordará temas relativos à Educação, Direitos e Cidadania em um mundo global.

Depois dos seminários os estudantes terão a incumbência de realizar um trabalho acadêmico, orientado pelos professores acompanhantes escrevendo um artigo científico sobre a experiência internacional e sobre o que aprenderam durante a missão. Os melhores trabalhos poderão ser submetidos a publicação em revistas científicas e os alunos brasileiros receberão créditos pelo trabalho.

A viagem está estruturada em seções de natureza teórica (seminários/workshops) e visitas a instituições relacionadas com a temática (programação provisória).

Lisboa – 13 a 18 de janeiro – Alojamento no Hostel Rossio com café da manhã

13 de janeiro
Dia livre

14 de janeiro
Programação a ser definida

15 de janeiro
Visita a Sintra/ Mafra e Óbidos

Regresso a Lisboa

18 de Janeiro a 21 de janeiro – Visita ao Porto -
Alojamento no  Wine Hostel com café da manhã  / OFERTA DE CRUZEIRO 6 PONTES NO PORTO

Recolha dos passageiros no Rossio Hostel em Lisboa /  haverá passagem em Fátima de mais ou menos 1/2h e em seguida viagem  para o Wine Hostel no Porto.

21 de janeiro a 26 de janeiro  -
alojamento no Ns Hostel  em Coimbra com café da manhã

Seminários na Universidade de Coimbra

26 de Janeiro
Universidade de Coimbra – aeroporto de Lisboa

Do calendário

Período de inscrições: de 10/09/2018 a  30/09/2018
Processo de seleção: concomitante ao processo de inscrição
Pagamento da inscrição na aceitação do programa
Compra da passagem: até 31/09/2018
Pagamento do programa até 31/11/2018
Viagem de 13 a 26/01/2018

Da elegibilidade e número de vagas
Serão disponibilizadas 5 (cinco) vagas para estudantes da Rede Metodista.

Da inscrição
A inscrição deverá ser realizada pelo e-mail: ari@metodista.br.
Duvidas poderão ser sanadas pelo telefone: 11 4366 5633

Taxas de Inscrição e pagamento do custo do programa

A taxa de inscrição é de R$ 989,00 e não é reembolsável em caso de desistência. No entanto, somente pagarão a taxa de inscrição os alunos devidamente selecionados.

O custo do programa será o preço da passagem aérea, mais o custo da acomodação em Portugal e transportes terrestres – (custo de 600 euros para o período), mais despesas com alimentação por conta de cada participante.

O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado para a agência parceira na organização da viagem.

Da seleção:
A seleção dos alunos inscritos será feita por comissão nomeada pela Assessora Internacional e os critérios de seleção serão:

• Aproveitamento acadêmico
  • Reputação do aluno durante o período acadêmico na instituição
  • Nível de maturidade e capacidade de adaptação do estudante

OBS: para participar da seleção o aluno deverá ter estudado pelo menos um semestre completo em uma das instituições da Rede Metodista.
Egressos podem se inscrever.

São Bernardo do Campo, 10 de setembro de 2018.