Você está aqui: Página Inicial / Engenharia Civil / O Curso de Engenharia Civil

O Curso de Engenharia Civil

por danilo.barbato — publicado 29/03/2016 15h46, última modificação 20/04/2016 12h37

O Curso de Engenharia Civil

O Curso de Engenharia Civil proposto pela Unimep conta com um corpo docente qualificado composto por doutores e mestres, disponíveis aos alunos fora do horário das aulas para o esclarecimento de dúvidas, orientação de estágios e trabalhos de conclusão de curso. Caracteriza-se pela ampla formação técnica, preocupação com os princípios contemporâneos da conservação energética e dos recursos naturais. No curso são adotados conceitos necessários para a formação e ordenamento de cidades mais sustentáveis, no âmbito da infraestrutura urbana, das edificações e da construção civil.

Objetivos do Curso

O Curso de Engenharia Civil tem como finalidade formar profissionais com espírito empreendedor, visão do contexto social, compromisso ético e aptidão para atuarem nas diversas áreas que compõem o campo da Engenharia Civil, que são: Construção Civil, Estruturas, Saneamento e Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Energéticos, Geotecnia e Transporte. Objetiva capacitar os discentes no equacionamento de problemas de engenharia utilizando conhecimentos de Matemática, Física, Química e Informática, com propostas de soluções adequadas e eficientes.

Visa ainda oferecer ao futuro engenheiro civil uma formação de cunho geral com sólida formação básica e humanística, capaz de facilmente levá-lo a se adaptar às mudanças socioeconômicas e tecnológicas, gerando métodos ou produtos que satisfaçam as novas demandas e facilite adequar-se às mutações e exigências profissionais do mercado de trabalho.

O curso se propõe a formar um profissional com capacidade de:

• Projetar, desenvolver e executar obras de construção civil;
  • Pesquisar e desenvolver novas modalidades para a construção civil;
  • Gerenciar e coordenar canteiros de construção civil;
  • Utilizar eficientemente as ferramentas computacionais aplicadas ao processo gerencial da construção;
  • Gerenciar e coordenar processos de inovações tecnológicas;
  • Trabalhar eficazmente em grupo;
  • Atuar na docência em nível superior nas áreas de construção, saneamento e ambiental; e,
  • Desenvolver e gerenciar com competência e ética seu próprio negócio como empreendedor do setor.

Perfil do Egresso

O profissional formado pela Unimep receberá sólida formação técnica e científica, capacitando-o a se adaptar às mudanças socioeconômicas, absorver e desenvolver novas tecnologias e se adequar às exigências profissionais do mercado de trabalho.

Currículo

O Curso de Engenharia Civil está estruturado de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais de Cursos de Graduação em Engenharia.A matriz curricular da Engenharia Civil se fundamenta na formação generalista do profissional, oferecendo aos alunos conhecimentos básicos, profissionalizantes e de aprofundamento técnico-científico. A matriz curricular é periodicamente atualizada, visando manter-se em consonância com as portarias do MEC e atender a demanda e necessidades de profissionais capacitados para atuar no mercado de trabalho.