Você está aqui: Página Inicial / Filosofia / Apresentação

Apresentação

por danilo.barbato — publicado 29/03/2016 15h46, última modificação 15/04/2016 17h46
Filosofia

Palavra da Coordenadora

Desde sua criação, o Curso de Filosofia da Unimep concentra esforços pedagógicos e didáticos na direção de promover uma iniciação à história da filosofia. Em sendo uma Licenciatura, o curso pretende ainda problematizar e pensar o ensino da filosofia, tomando-a como um conjunto, já estabelecido, de reflexões sobre a realidade.

Ao longo das disciplinas cursadas, alunos e alunas de Filosofia deverão adquirir atitudes criteriosas e criativas, convergindo para uma competência referente a um conteúdo filosófico fundamental e a uma atitude pedagógica adequada. Sendo seus principais objetivos:

  • possibilitar uma iniciação ao pensar filosófico, privilegiando a História da Filosofia como eixo da formação;
  • desenvolver a criticidade, como requisito para a aproximação ao pensar filosófico;
  • articular a interlocução entre a Filosofia e os desafios da Educação, da Ciência, da Ética, da Arte, da Linguagem e da Política;
  • preparar para a docência de Filosofia no Ensino Fundamental e Médio;
  • despertar o exercício investigativo para o prosseguimento do estudo de Filosofia no nível pós-graduação;
  • criar um espaço de reflexão e debate que transcenda aos limites do Curso e;
  • aprofundar o tema da interdisciplinaridade, a partir da abordagem filosófica, com as várias vertentes de linguagem científica e artística.

Na atual proposta do Curso de Filosofia, como eixo central, encontram-se os componentes curriculares de História da Filosofia. Durante os primeiros semestres o aluno tem contato com essa história, da antiguidade ao período contemporâneo, na medida em que a cada semestre é apresentado um panorama da Filosofia num dos quatro períodos históricos. Como aprofundamento, a matriz oferece a continuidade no estudo da história da filosofia.

Em torno destas disciplinas de História da Filosofia articulam-se tanto as disciplinas que se encarregam de tratar das áreas e temáticas centrais da tradição filosófica quanto aquelas de outras áreas pedagógicas e saberes que contribuem significativamente para a atividade filosófica.

Acreditamos, assim, cruzar um aprendizado da história da filosofia, necessário tanto para que o discente tenha um bom aproveitamento do próprio Curso e da sua formação como também uma contribuição relevante para seu futuro exercício como professor de Filosofia.