Você está aqui: Página Inicial / Música / Vestibular

Vestibular

por danilo.barbato — publicado 29/03/2016 15h46, última modificação 28/04/2016 11h37

Prova de Conhecimento Específico da Música

Para ingressar no Curso de Música-Licenciatura da UNIMEP, o candidato deve submeter-se a uma prova de conhecimento específico da música, independente da forma ou processo de ingresso no Curso. No vestibular de dezembro, esta prova de conhecimento específico é CLASSIFICATÓRIA. No vestibular de julho, realizado para o preenchimento de vagas remanescentes, a prova de conhecimento específico é ELIMINATÓRIA.

Esta prova constitui-se de três partes:

1. Histórico da Formação/Experiência Musical: o candidato deverá descrever sua formação e experiência musical num espaço de vinte linhas. Caso o candidato julgue que não possui experiência musical, poderá descrever as razões que o levaram a escolher o Curso de Música-Licenciatura da UNIMEP;

2. Prova Escrita de Teoria e Percepção Musical: o candidato deverá responder a uma prova composta de dez questões dedicadas à teoria e percepção musical geral. A esta prova será atribuída uma nota de 0 a 10, conforme o desempenho do candidato;

3. Entrevista: a entrevista será individual. O candidato será solicitado a imitar, com sua voz, dois fragmentos melódicos que serão apresentados pelo avaliador e a cantar uma melodia simples. Durante a entrevista, os candidatos deverão apresentar uma obra musical de livre escolha em seu instrumento de formação e/ou voz. A esta etapa do processo avaliativo também será atribuída uma nota de 0 a 10, conforme o desempenho do candidato. ATENÇÃO: a UNIMEP colocará à disposição dos candidatos um piano para a execução da peça de livre escolha. Os demais instrumentos deverão ser trazidos pelos candidatos, conforme a necessidade.

A nota final da Prova de Conhecimento Específico da Música será obtida a partir da média aritmética entre a nota da Prova Escrita de Teoria e Percepção Musical e a nota da Entrevista. Os candidatos que obtiverem nota final menor do que quatro e se matricularem no Curso de Música-Licenciatura no primeiro período letivo de cada ano, a partir de 2014, deverão obrigatoriamente frequentar as atividades de apoio extraclasse referentes às disciplinas do primeiro semestre do Curso, em especial das disciplinas Percepção Musical I e Grafia Musical I.

Os candidatos terão trinta minutos para elaborar seu Histórico de Formação/Experiência Musical; sessenta minutos para realizar a Prova Escrita de Teoria e Percepção Musical e dez minutos para realizar a Entrevista. A ordem de realização da Entrevista será estabelecida conforme a ordem de entrega da Prova Escrita de Teoria e Percepção Musical.

Bibliografia Básica Sugerida:

BENNET, Roy. Como ler uma partitura. Brasília: Musimed, 1886.
MED. Bohumil. Teoria Musical. Brasília: Musimed, 1996.
WILLENS, Edgar. Solfejo Elementar. Brasília: Musimed, 1986.

As provas de conhecimento específico da música aplicadas nos anos anteriores poderão ser consultadas na página do vestibular da UNIMEP, através do link: www.unimep.br/vestibular/conteudo.php

Maiores informações podem ser obtidas com o Coordenador do Curso, ou na página do Vestibular, no site da UNIMEP.