Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Projetos do Laboratório SCPM da Unimep são mencionados no Guia Brasil – Alemanha de Inovação

por Angela Rodrigues publicado 31/01/2017 03h00, última modificação 31/01/2017 10h04

A Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) é uma das universidades brasileiras mencionadas no 1º Guia Brasil – Alemanha de Inovação lançado em dezembro pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil - Alemanha (AHK São Paulo). Produzido em parceria com o Centro Alemão de Ciência e Inovação – São Paulo (DWIH-SP), o Guia foi um dos projetos desenvolvidos em celebração aos 100 anos da Câmara de Comércio.

A publicação teve a contribuição do prof. Klaus Schützer, coordenador do Laboratório de Sistemas Computacionais para Projeto e Manufatura (SCPM) da universidade. Schützer assina dois artigos no Guia em conjunto com o professor Reiner Anderl, da Darmstadt University of Technology.

No artigo “Produtos Inteligentes e Manufatura Inteligente” (página 55), Schützer menciona as propostas e oportunidades existentes com o programa alemão Industrie 4.0 e detalha sobre o projeto Componentes Inteligentes num Ambiente de Produção Inteligente – SCoPE, desenvolvido sob a sua coordenação. Já no texto “Componentes Inteligentes num ambiente de produção inteligente” (página 66), o coordenador do Laboratório SCPM menciona a descrição, os objetivos e os principais impactos do projeto, que é vinculado ao programa Bragecrim, iniciativa desenvolvida em conjunto no Brasil e na Alemanha para pesquisa colaborativa em tecnologia e manufatura.

O Guia Brasil-Alemanha de Inovação busca impulsionar parcerias entre empresas e instituições para que caminhem alinhadas às tendências tecnológicas. Por esse motivo, apresenta o mapeamento das mais relevantes instituições de ciência, tecnologia e inovação nos dois países, além de projetos bilaterais e oportunidades de cooperação entre o Brasil e a Alemanha.

Para acessar os artigos e o conteúdo completo da publicação, clique aqui

Texto: Angela Rodrigues
Edição: Celiana Perina