Você está aqui: Página Inicial / Química / Eventos do Curso

Eventos do Curso

por danilo.barbato — publicado 29/03/2016 15h46, última modificação 19/04/2016 15h57
Química - Licenciatura

Semana da Química

Evento anual que congrega alunos e ex-alunos e professores e ex-professores do Curso, além de público externo, especialmente estudantes e professores da Educação Básica.

O foco são as discussões, por meio de mesas-redondas, conferências, palestras, mini-cursos e oficinas, relativas à Química e à Educação Química, buscando ampliação de conhecimentos e atualização.

Decatlo: Ciências da Natureza, Matemática e Tecnologias

Evento regional apoiado pelo Fundo de Apoio à Extensão da UNIMEP, Conselho Regional de Química – IV Região, CGEB-Coordenadoria de Gestão da Educação Básica e Rede do Saber -Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, além da iniciativa privada.

Envolve anualmente estudantes do Ensino Médio de 13 municípios da região, totalizando cerca de 35.000 pessoas, entre estudantes e professores do Ensino Médio, estudantes e professores universitários, e público em geral.

Mediante o estabelecimento de parceria entre o Núcleo de Educação em Ciências/UNIMEP e Diretorias Regionais de Ensino, objetiva: 

• Emergência e estímulo do interesse dos estudantes pela área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, proporcionando-lhes desafios; 
• Identificação e estímulo de talentos e vocações latentes na área de conhecimento proposta; 
• Contato maior entre alunos e professores, possibilitando interações com qualidade mais profícua; 
• Promoção da autonomia dos alunos para que possam gerir sua própria aprendizagem; 
• Estímulo da melhoria da qualidade nas escolas públicas e cursos de formação de professores; 
• Verificação das principais dificuldades dos estudantes; 
• Melhoria na formação aos licenciandos, aperfeiçoamento profissional aos docentes em atividade e ampliação de oportunidades à (re)construção de conhecimentos aos estudantes do Ensino Médio; 
• Aproximação entre Universidade e Escola Pública de Educação Básica. 

Maiores informações:  www.unimep.br/decatlo

Dia do Químico

Evento anual que congrega alunos e ex-alunos e professores e ex-professores do Curso, e que propõe a discussão de temas relativos à Química e à formação do profissional da Química.

Evento anual, realizado no Dia do Químico, 18 de junho.

Escola de Inverno de Química da UNIMEP

Realizada na última semana de Julho de cada ano, é voltada aos estudantes do último ano do Ensino Médio, e conta com vários cursos teóricos e experimentais ministrados pelos professores e bolsistas do Curso de Química-Licenciatura da UNIMEP com temas diversos, nas áreas de Química Inorgânica, Físico-Química, Química Orgânica e Bioquímica.

A Escola tem como objetivo oferecer aos estudantes a oportunidade de aprender alguns conceitos básicos relevantes nas áreas de Química que estão sendo pesquisadas na UNIMEP, mostrando também a importância dessas pesquisas para a ciência e tecnologia. O evento é gratuito e o número de vagas é limitado, havendo seleção dos inscritos.

Clique no link abaixo e assista a reportagem do evento: 

http://tvunimep.wordpress.com/2011/08/01/escola-de-inverno-em-quimica/

Escola de Verão em Química e Educação Química

Realizada na última semana de Janeiro de cada ano, a Escola tem como objetivo oferecer aos estudantes de nível médio a oportunidade de aprender alguns conceitos básicos relevantes nas áreas de Química e proporcionar aos professores na ativa e estudantes de graduação momentos de aprendizagem e reflexão nas áreas de Química que estão sendo pesquisadas, evidenciando a importância dessas pesquisas para a Ciência,Tecnologia, Sociedade e Ambiente, e Educação Química. 
O evento é gratuito e o número de vagas é limitado, havendo seleção dos inscritos. 

Mais informações: www.unimep.br/noticias.php?nid=2146  

 

Júri Simulado

Atividade anual desenvolvida pelos estagiários do Curso, visa promover o desenvolvimento da capacidade de argumentação escrita e oral, articulando conceitos da área da Química e da Educação.

No primeiro semestre, os estagiários são os “atores”; no segundo semestre, são orientadores de seus alunos do Ensino Médio.

Realizada na Sala do Tribunal do Júri da Faculdade de Direito, campus Taquaral.

Evento Teatral nas Salas de Aula "A Química em Cena"

Projeto realizado no decorrer do Estágio Supervisionado, e visa promover intervenções didático-pedagógicas inovadoras ao buscar, por meio de enredos e encenações que caracterizam o teatro científico, o resgate de fatos históricos e a exploração de temáticas que, usualmente, não se encontram presentes nos livros didáticos e, consequentemente, se ausentam das salas de aula e dos currículos de Ciências/Químicas.

O evento também tem como meta firmar uma parceria Universidade-Escola, possibilitando o contato entre os alunos do ensino médio, professores da rede pública de ensino, equipe diretivo-pedagógica da Escola participante, graduandos do Curso de Química-Licenciatura e supervisores de estágio, a partir de situações de ensino-aprendizagem diversificadas.

Mostra "A Resolução de Problemas enquanto Metodologia de Pesquisa"

 

Objetivando a divulgação das pesquisas realizadas no âmbito das disciplinas do Curso, especialmente a Resolução de Problemas, sua realização  envolve os estudantes do 3° e do 6º semestres e do 8º semestre, delineando o final de um ciclo de pesquisas que aconteceram durante três semestres.

Os participantes, a partir de seus dados de pesquisa, elaboram um template e um pôster ou comunicação oral que serão apresentados a uma banca de pesquisadores convidados. Além da certificação de apresentação, os trabalhos são reunidos em anais do evento que são disponibilizados na forma eletrônica .

A partir das considerações da banca avaliadora, os licenciandos são incentivados a participar e divulgar sua pesquisa, juntamente com seu orientador, de  eventos científicos internos e externos.

Congresso de Ciências "A Química no Cotidiano"

É um dos projetos realizados durante o Estágio Supervisionado, e visa promover intervenções didático-pedagógicas por meio de um “Evento Científico” de caráter local, destinado apenas ao público da Instituição de Ensino participante (Escola de Ensino Médio ou de Educação de Jovens e Adultos).

O evento tem como foco a realização de Oficinas temáticas que conectem situações do dia a dia com o ensino de Química. As atividades envolvem teoria e prática, com duração de 1 hora/aula, visando romper com a visão equivicada de que a Ciência Química é algo distante da realidade dos alunos, um campo do saber apenas acessível a alguns poucos iluminados.

ENIC – Encontro de Iniciação Científica para o Ensino Médio

Criado em 2005, por meio da parceria do Curso com o Colégio Piracicabano e com o apoio da Diretoria de Ensino de Piracicaba, visa estimular a Iniciação Científica no Ensino Médio nas áreas do saber estudadas nas escolas de nível médio, imbricando ensino e pesquisa.