Você está aqui: Página Inicial / Ciências Contábeis / Produção Acadêmica

Produção Acadêmica

por Danilo Sartorelli Barbato publicado 29/03/2016 18h46, última modificação 14/04/2016 18h37
Ciências Contábeis

Linhas e Atividades de Pesquisa

O Curso de Ciências Contábeis tem como linha de pesquisa as grandes áreas: Contabilidade Internacional, Contabilidade aplicada a pequenas e médias organizações, terceiro setor, Contabilidade gerencial e Auditoria.

Atividades de Extensão

Em parceria com o Centro Acadêmico o Curso promove semestralmente visitas técnicas a empresas industriais, Conselho Regional de Contabilidade e Bolsa de Valores: BOVESPA e BM&F.
O Curso possui também projeto de apoio na elaboração de imposto de renda para pessoa física e o Estágio Curricular Supervisionado que se configuram como atividades de extensão.

Monografia

Há mais de 15 anos o Curso conta com o trabalho de conclusão de curso em forma de monografia. Com acompanhamento individualizado cada estudante deve elaborar uma pesquisa dentro do campo de atuação da Ciência Contábil. O trabalho começa a ser desenvolvido no 5º semestre do Curso através da disciplina Estudos em Contabilidade, continua no 6º semestre através da disciplina 'Metodologia da Pesquisa em Contabilidade'. Essas disciplinas tem a finalidade de discutir e refletir sobre as diferentes metodologias utilizadas no desenvolvimento da pesquisa contábil, tendo como referência as produções contemporâneas do conhecimento contábil e elaboração do projeto de pesquisa pelo estudante, que significa definir o assunto de seu interesse e aprofundar-se no conhecimento correspondente explorando a bibliografia existente. O desenvolvimento do trabalho ocorre no último ano, 7º e no 8º semestre, quando cada discente recebe orientação individualizada de 1/2 hora aula semanal. 

As monografias elaboradas são avaliadas por uma banca examinadora composta por um profissional convidado externo e dois docentes orientadores. Uma vez aprovadas devem ser transformadas em artigos científicos, os quais devem ser trabalhados para ser submetidos a eventos científicos, congressos de iniciação científica existentes na área, inclusive à Mostra Acadêmica da UNIMEP.