Você está aqui: Página Inicial / Ciências Contábeis / Produção Acadêmica

Produção Acadêmica

por danilo.barbato — publicado 29/03/2016 15h46, última modificação 29/06/2020 15h20
Ciências Contábeis

Linhas e Atividades de Pesquisa


O Curso de Ciências Contábeis tem como linha de pesquisa as grandes áreas: Contabilidade Gerencial e Gestão Estratégica de Custos, Auditoria e Perícia, Contabilidade Internacional, Contabilidade Geral, Aplicada e Mercado de Capitais, Contabilidade Ambiental, Contabilidade Pública Contabilidade Tributária, Legislação e Ética do Contador e Princípios e Normas Brasileiras de Contabilidade.

 

Atividades de Extensão

Em parceria com o Centro Acadêmico, o Curso promove semestralmente visitas técnicas a empresas industriais, Conselho Regional de Contabilidade e Bolsa de Valores: BOVESPA e BM&F.

O Curso possui também projeto de apoio na elaboração de imposto de renda para pessoa física e projeto de consultoria contábil financeira gratuita às pequenas empresas.

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Há mais de 15 anos, a Graduação de Ciências Contábeis conta com o trabalho de conclusão de curso. Com acompanhamento individualizado, cada estudante deve elaborar uma pesquisa dentro do campo de atuação da Ciência Contábil. O trabalho começa a ser desenvolvido no 5º semestre do Curso, através da disciplina Metodologia da Pesquisa em Contabilidade. Essas disciplinas têm a finalidade de discutir e refletir sobre as diferentes metodologias utilizadas no desenvolvimento da pesquisa contábil, tendo como referência as produções contemporâneas do conhecimento contábil e a elaboração do projeto de pesquisa pelo estudante, que significa definir o assunto de seu interesse e aprofundar-se no conhecimento correspondente explorando a bibliografia existente. O desenvolvimento do trabalho ocorre no último ano, nos 7º e no 8º semestres, quando cada discente recebe orientação individualizada.

O trabalho de conclusão de curso culmina em artigo científico, que deve ser trabalhado para ser submetido a eventos científicos, e em congressos de iniciação científica existentes na área, dentre os quais a Mostra Acadêmica da Unimep.