Você está aqui: Página Inicial / Ciências Econômicas / Monografia

Monografia

por Danilo Sartorelli Barbato publicado 29/03/2016 15h46, última modificação 19/08/2016 09h41
Ciências Econômicas

Regulamento de Monografia

Regulamento de Monografia

Monografias Premiadas

Desde que o Curso de Economia da UNIMEP começou a participar desse concurso, foram cinco premiações, quatro estaduais e uma federal.

No ano de 2001, o aluno Leandro Pereira Moraes, orientado do Prof. Dr. Francisco C. Crocomo ficou em 3º lugar no VI Concurso Estadual de Excelência em Monografias do Conselho Regional de Economia de São Paulo (CORECON/SP) com a monografia intitulada “Reorganização Produtiva, Educação e Desenvolvimento Econômico no Final da Década de 90”.

No ano de 2000, José Marcelo Castro, aluno do curso de economia da UNIMEP e orientando da prof(a). Dra. Angela C. Cassavia Corrêa, obteve a primeira colocação no V Concurso Estadual de Excelência em Monografias do Conselho Regional de Economia de São Paulo (CORECON/SP) com a monografia intitulada “Desigualdade, Pobreza e a Evolução do Indíce de Desenvolvimento Humano (IDH) no Brasil, a Partir da Década de 60”.

Com as duas premiações acima, o curso de Ciências Econômicas da UNIMEP destaca-se como um dos cursos mais premiados neste concurso. Anteriormente dois outros alunos já haviam sido premiados. Em 1998 o aluno Alexandre Mota, orientando do prof. Dr. Francisco C. Crócomo, obteve a segunda colocação no concurso com a monografia intitulada “Os Determinantes do Investimento nas Teorias Keynesianas e o Mundo Atual”. Em 1999, o aluno Ivan Serra Braga, orientando da prof(a). Dr(a). Maria Thereza M. Peres, obteve o terceiro lugar na premiação, com a monografia intitulada “Ensaio Sobre a Ação Humana na Modernidade”, que também recebeu menção honrosa no Prêmio Brasil de Economia, promovido pelo Conselho Federal de Economia.

Em 2011, com um levantamento histórico sobre a produção de alimentos e agricultura para exportação no Brasil, a ex-aluna de ciências econômicas da Unimep - Universidade Metodista de Piracicaba, em 2009, Jacqueline Scotton, 24, foi uma das seis premiadas do concurso de monografias Sustentabilidade do Campo. A iniciativa foi promovida pelo Instituto Souza Cruz, em comemoração aos dez anos de atividades da instituição. 

A economista teve a monografia classificada no 3º lugar da categoria graduação e pelo trabalho, recebeu R$ 2.000, certificação, além de ter as despesas pagas para participar da cerimônia de premiação, ocorrida em Brasília, em março. Apesar de já estar formada, Jacqueline participou como aluna de graduação, pelo fato de o concurso considerar monografias produzidas entre 2009 e 2010. O trabalho foi oridentado pela professora da Unimep, Eliana Tadeu Terci. Jacqueline trabalha como analista financeira da empresa Serabi Mineração.