Você está aqui: Página Inicial / Coro Gregogiano
Card image cap

SCHOLA CANTORUM SANCTE MICHAEL ARCHANGELE (SCSMA)

Schola Cantorum Sancte Michael Archangele (SCSMA) é um grupo de cantores e cantoras (schola cantorum) que se reúne para estudar o Canto Gregoriano.
O Canto Gregoriano é a base da Música Ocidental como conhecemos hoje, logo, não seria estranho aos ouvidos ter um grupo de estudos desse estilo em um Conservatório Musical, pois essa prática é comum na maioria dos Conservatórios europeus. Os ensaios são regulares e abertos a todos os interessados, acontecendo todas as quintas-feiras (20h). A técnica de interpretação trabalhada e estudada nos encontros tem por base o trabalho de Guido D´Arezzo (Micrologus), e as noções de Regência na obra denominada Quironomia.
O grupo iniciou seus encontros em 2007 com vozes masculinas, pois pretendia-se abordar estilisticamente o Canto Gregoriano e o Canto Bizantino com essa característica. O coral foi reformulado, e inclui hoje vozes femininas. Com isso, assumiu-se a formação mista (Madrigal), como o Psallentes que inclui as Ladies, o Coral Gregoriano de Belo Horizonte, o Coral Gregoriano de Santos, entre outros. Assim, permite-se ampliar as possibilidades interpretativas, do Canto Gregoriano ao Canto Bizantino, interpretados somente por homens, somente por mulheres, e juntos, além de ampliar o repertório com a inclusão de obras dos períodos Gótico, Renascentista e Barroco.

Blog: www.scsma.blogspot.com

Facebook: https://www.facebook.com/ScholaCantorumSancteMichaelArchangele

Twitter: @scsma

e-mail: scsma.gregorian.chant@gmail.com