Você está aqui: Página Inicial / historico
Card image cap

HISTÓRICO


Piracicaba é uma cidade que cultiva a arte em todas as suas diversas manifestações. Na área musical, contou sempre com excelentes musicistas desde o início do século XX.  

O aprendizado de música, entretanto, ocorria por meio de aulas particulares, pois a cidade não possuía uma escola de música, e restringia-se, na maioria dos casos, ao ensino de piano. 

Até que na década de 1950, Apparecida Romero Pinto, aluna de regência do músico e compositor Hans Joachim Koellreutter, fundador da escola Pró-Arte, inspirada pela ideia de seu professor de abrir uma escola de música no interior, trabalhou nesse projeto com o auxílio de seu colega, Ernst Mahle, e da professora piracicabana M. Dirce Camargo.

A ideia floresceu e, em 9 de março de 1953, foi fundada a Escola Livre de Música Pró-Arte de Piracicaba, uma filial da Pró-Arte de São Paulo.  

Foram seus fundadores, além de Apparecida, Ernst Mahle e do professor Koellreutter, músicos, professores, médicos e pessoas ligadas à área cultural da cidade. Mahle assumiu o cargo de diretor artístico e Koellreutter o de supervisor geral. 

Os primeiros cursos ministrados na Pró-Arte de Piracicaba foram: teoria e solfejo, harmonia, contraponto, dança clássica, iniciação musical, história da música e estética musical.

Koellreutter também lecionou na escola ao longo do ano de 1953, além de ministrar palestras e supervisionar cursos. 

Em pouco tempo, os cursos oferecidos se diversificaram e passaram a incluir também as classes de flauta, piano, violino, violoncelo, clarineta, declamação, regência, artes plásticas, canto, acordeão, coral e música de câmara.  

Com essa expansão, a filial piracicabana suplantou a matriz de São Paulo em número de alunos matriculados. 

Preocupado com a formação de instrumentistas para a orquestra, Ernst Mahle fundou, em 1955, a primeira Orquestra Infantil de Piracicaba, para a qual comprou e adaptou instrumentos e realizou arranjos de músicas folclóricas.  

Essa orquestra veio a ser, ao longo de 50 anos, amplo centro formador de instrumentistas na região, que viriam a fazer parte, mais tarde, de renomadas orquestras nacionais e internacionais. 

No ano de 1998, a Escola de Música de Piracicaba foi integrada ao Instituto Educacional Piracicabano (IEP) da Igreja Metodista e passou a ser mantida por ele. Nesse período, continuou a contar com a participação do professor Maestro Ernst Mahle em distintas atividades ligadas à docência, regência e participação em eventos.

Nesse ano de 2021, a Empem completará 68 anos ininterruptos de formação musical e atuação cultural. 



Missão

A EMPEM possui como missão:

1. Contribuir para a formação de uma cultura fundamentada em princípios éticos.
2. Promover e manter a educação artística, especialmente a musical, por meio da oferta das mais variadas atividades.
3. Difundir a cultura artística, dando ênfase à musical.
4. Tornar conhecidas as principais obras musicais, nacionais e estrangeiras, por meio de audições e concertos.
*No desenvolvimento de suas atividades a EMPEM não faz distinção quanto a etnia, cor, gênero, condição física e social, credo político ou religioso e orientação sexual.