Você está aqui: Página Inicial / DÉBORA LETÍCIA
Card image cap

DÉBORA LETÍCIA

É “Master in Vocal Performance” pela University of Washington, Seattle, WA, USA, tendo atuado no Brasil e Estados Unidos em apresentações musicais de g~eneros e estilos variados.

Foi contratada pelo Corpo Lírico do Teatro Municipal de São Paulo na década de 1980, posição que abandonou para estudar, como bolsista do CNPq, nos Estados Unidos, onde também trabalhou com direção musical.

Na música popular contracenou tanto com Edson Cordeiro na Ópera Rock “Amapola”, quanto com Inesita Barroso no “Cabaré Literário” para a TV-Cultura e mais recentemente com Wagner Silva, Samuel Gustinelli, Roggero Chiarinelli e Heitor Mazzotti.

Já cantou sob a direção de Edmundo Hora, Eduardo Ostergreen, Abel Rocha, Miguel Briamonte, Graham Griffiths, Roger Cote, Theo Kapsopoulos, Dennis Chan, Gabriel Dumetriscu e Ernst Mahle.

Desenvolve intenso trabalho artístico pedagógico, tendo sido colaboradora dos Cursos de Graduação e Pós Graduação em Fonoaudiologia da UNIMEP, do Conservatório de Tatuí “Carlos de Campos”, dos Festivais de Inverno de Campos de Jordão e Águas de São Pedro.

Preparou diversos alunos aprovados nos Vestibulares de Canto da Universidade de São Paulo e da Universidade Estadual Paulista e Unicamp.

Atualnente é professora do Curso de Música Licenciatura da Unimep, tendo atuado como coordenadora do mesmo por ocasião de seu primeiro oferecimento, de 2008 a 2010.

Como cantora realiza apresentações variadas transitando por compositores eruditos, MPB, Rock, Bossa Nova, regional e outros, participando de espetáculos beneficentes em prol do Projeto Ilumina, Casa do Bom Menino, Lar dos Velhinhos de Piracicaba e Vira-Lata Vira-Vida.


Aulas:

Individuais e em Grupo

Curso:

Livre ou Profissionalizante

Alunos:

a partir de 7 anos (em grupo) e a partir de 14 anos (individual)

Nível:

Iniciante, intermediário e avançado.

Descrição do curso: Débora aplica em suas aulas o princípio de que todos podem (e devem) cantar. Os exercícios visam que cada cantor cuja voz é única, aprenda a utilizar a própria voz de maneira saudável. Busca-se com isso “revelar” a voz de cada indivíduo, que deve cantar de forma a parecer o mais natural possível, sem esforço e sem quebras em toda a sua extensão vocal.

Seu método engloba: afinação, técnicas de respiração e movimento respiratório, produção e emissão vocal, projeção, articulação do texto, interpretação e realização de dinâmicas e repertório, além de trabalhar a “atitude mental e corporal” do cantor no palco ajudando-o a lidar com o receio de se apresentar em público.