Você está aqui: Página Inicial / RUI KLEINER
Card image cap

RUI KLEINER

Multiinstrumentista, educador, compositor, escritor e pesquisador.

Começou na música aos sete anos como aprendiz de violinista. Foi integrante e atuante de várias orquestras do país sob as regências de Ernst Mahle, Eleazar de Carvalho, Jamil Maluf, Lutero Rodrigues, Parcival Módolo, Carlos Fiorini, Theo Kapsopoulos e Júlio Medaglia. Aos 13 anos passou a frequentar serestas e rodas de Choro. A partir do ano de 1996 começou seus estudos no violão, como autodidata. Mais tarde iniciou, também como autodidata, os estudos no bandolim, rabeca, violão-tenor, percussão e cavaquinho.
Membro do Grupo Arvoredo, é graduado em música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Estudou harmonia, história, composição e análise com Maurício Carrilho, Cristovão Bastos, Carlos Sandroni, Marcílio Lopes, Paulo Aragão, Luciana Rabello, Roberto Gnattali, Guinga, H. J. Koellreuter, Diva de Castro, entre outros. Como bandolinista, passou pelas mãos de Joel Nascimento e Pedro Amorim.
É coordenador, no município de Leme-SP, do Núcleo da Escola Portátil de Música (EPM-RJ) onde também exerce a função de professor de Teoria, História e Apreciação Musical. Ainda, é autor do projeto "Memória Popular Brasileira" que visa cultivar a produção cultural do Brasil desde o séc. XVIII, além de educar crianças, adultos, profissionais, leigos e amadores a partir da música brasileira.
Como compositor, tem parceiros como Mauricio Carrilho, Yuri Reis, Saulo Ligo, Heron Coelho, Délcio Carvalho, João Borba e músicas gravadas em vários países – Brasil, Suíça, Cuba, Dinamarca, Japão, Argentina, Áustria e Alemanha.
Participou de montagens teatrais, como os espetáculos “Ibicaba, a terra prometida” e “João Pacífico – o poeta do sertão”, (espetáculo premiado em vários festivais de teatro e ganhador do Mapa Cultural Paulista 2008), ambos com roteiro e direção de Roberto Vignati.
No cinema, trabalhou no filme Nhô Quim, o Caipira Centenário (documentário lançado em 2014 que retrata boa parte da história esportiva e cultural da região de Piracicaba).
Dividiu palcos e gravações com Eduardo Gudin, Paulinho da Viola, Paulo Vanzolini, Silvio Caldas, Paulo César Pinheiro, Toquinho, Guinga, Inezita Barroso, Altamiro Carrilho, Zé Ketti, Alceu Valença, Renato Teixeira, Mônica Salmaso, Cristina Buarque, Zé Renato, MPB-4, Quarteto em Cy, Ná Ozzetti, Fabiana Cozza, entre outros, além de apresentações por todo o país e exterior, participação em oficinas, palestras, programas de rádio e TV. Na busca da divulgação e preservação da arte brasileira.

Aulas:
Individuais e em grupo

Curso:
Livre / Profissionalizante

Requisitos:
Alunos de qualquer idade aptos a adentrar no universo musical (física e mentalmente)

Nível:
Iniciante / Intermediário / Avançado

Descrição do curso:
-    Estudos teóricos e práticos do instrumento;
-    Trabalho sobre aspectos rítmicos, melódicos e dinâmicos;
-    Técnica e colocação do instrumento em variados estilos, linguagens e gêneros;
-    Golpes e exercícios de arco e mão esquerda, devidamente adaptados para o desenvolvimento do aluno;
-    História - família dos cordofones;
-    Desenvoltura de repertório solo e prática de conjunto;
-    Noções de acompanhamento e harmonia aplicados ao violino.