Você está aqui: Página Inicial / Farmácia / Estágios Curriculares

Estágios Curriculares

por Danilo Sartorelli Barbato publicado 29/03/2016 15h46, última modificação 15/04/2016 17h08
Farmácia

Para a formação do Farmacêutico com caráter generalista são realizados estágios nas diversas áreas, sempre sob a supervisão de professores capacitados e com comprovada experiência profissional na área.

Estes importantes componentes do Curso de Farmácia são regidos por Regulamento de Estágio aprovado em todas as instâncias da Universidade, o qual pode ser conferido a seguir. E, na sequência, podem ser identificadas as orientações sobre matrícula, locais e descrição das atividades realizadas em cada estágio.

Regulamento de Estágio

1. Regulamento de Estágio - curr 9.1 - Ingressantes a partir de 2014
2. Regulamento de Estágio - curr 7.5 - Ingressantes a partir de 2010
3. Regulamento de Estágio - curr 5.9 - Ingressantes a partir de 2008

Matrícula nos Estágios

A matrícula nas disciplinas de estágio do Curso de Farmácia é organizada e efetivada por um docente Coordenador dos Estágios, o qual é também responsável pela orientação dos discentes sobre todas as etapas de sua realização. Quaisquer dúvidas e solicitações relacionadas às disciplinas de estágio podem e devem ser feitas a este coordenador.

Fale com o Coordenador de Estágios do Curso de Farmácia.

1. Ficha Cadastral para Estágio - curr. 9.1 - ingressantes a partir de 2014
2. Ficha Cadastral para Estágio - curr. 7.5 - ingressantes a partir de 2010
3. Ficha Cadastral para Estágio - curr. 5.9 - ingressantes antes de 2010

Introdução às Práticas Farmacêuticas

Local do Estágio: Campus Taquaral + Visitas Técnicas a Serviços de Farmácia 

Fale com o Professor Supervisor de Estágio: 
Profa. Dra. Fatima C. L. Goularte Farhat 
email fcfarhat@unimep.br

Estágio realizado nos laboratórios do Curso de Farmácia e demais Farmácias conveniadas com o Curso - Farmácia da Rede Pública, Farmácia com Manipulação, Farmácia Hospitalar. Durante este estágio os discentes contam com a presença constante de um professor supervisor de estágio in loco, para auxiliá-los e orientá-los no desempenho das seguintes atividades:

  • Organização de medicamentos em suas diferentes formas de apresentação para visualização e discussão dos conceitos referentes a fármacos, medicamentos, formas farmacêuticas, vias de administração, medicamentos genéricos, similares e de referência, Denominação Comum Brasileira (DCB) e Internacional (DCI), embalagens, boas práticas de armazenamento, medicamentos industrializados, manipulados, alopáticos, homeopáticos, fitoterápicos, medicamentos isentos de prescrição (MIP), rastreabilidade, validade, responsabilidade técnica, registro.
  • Visita e discussão sobre o conteúdo da página da ANVISA sobre política de preços de medicamentos (preço de fábrica e preço máximo ao consumidor).
  • Fracionamento e unitarização de medicamentos em farmácia hospitalar, farmácias satélites, central de abastecimento farmacêutico (CAF).
  • Análise de laudos de controle de qualidade de matérias-primas farmacêuticas e realização dos testes de controle de qualidade exigidos para as farmácias.
  • Extração de droga vegetal, análise e discussão de laudos de drogas vegetais (pó, extratos, extratos padronizados etc).
  • Manipulação de cápsulas e seu controle de qualidade, incluindo análise de teor.
  • Manipulação de creme e seu controle de qualidade; análise e comparação com outras formas farmacêuticas semi-sólidas e líquidas.
  • Análise de prescrições médicas e cálculos farmacêuticos.
  • Prescrição farmacêutica.
  • Realização e discussão de exames de Urina I e Hemograma.
  • Aspectos éticos e legais para o exercício profissional.
  • Visitas técnicas e atividades em ambiente real de trabalho do Farmacêutico: farmácia da Rede Pública, farmácia com manipulação e produtos industrializados, farmácia hospitalar.

________________________________________________________________________

ORIENTAÇÕES PARA O ESTÁGIO

Rede Pública

Local Estágio:
FARMÁCIA MUNICIPAL DO CECAP
Alameda Melvin Jones, 55, CECAP. CEP: 13421-520
Fone: 3414-2430

 


Estágio realizado na Farmácia Municipal do CECAP, localizada no município de Piracicaba, por meio de convênio firmado com o Curso de Farmácia da UNIMEP. Durante este estágio os discentes contam com a presença constante de um professor supervisor de estágio in loco, para auxiliá-los e orientá-los no desempenho das seguintes atividades, conforme demanda real de uma Farmácia da Rede Pública:

  • Dispensação de medicamentos e insumos farmacêuticos segundo os princípios do SUS.
  • Análise de prescrições, revisão e discussão de protocolos terapêuticos.
  • Programação de estoque, boas práticas de armazenamento, controle de validade.
  • Registro de medicamentos controlados.
  • Participação em atividades de educação em saúde, destinadas aos usuários e à equipe de saúde multiprofissional.
  • Acompanhamento farmacoterapêutico, orientações individuais e em grupo aos pacientes e seus cuidadores, visando a melhoria da adesão ao tratamento, dos resultados terapêuticos e da qualidade de vida.
  • Aspectos éticos e legais para o exercício profissional na área de Saúde pública.

Como Chegar na Farmácia Cecap
ORIENTAÇÃO PARA O ESTÁGIO

Farmácia Hospitalar

SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PIRACICABA 
Av. Independência, 940 - Térreo B. Alto 13.419-155
Piracicaba - SP. Fone 3401.200

               Fale com a Supervisora
Profa. Dra. Fatima C. L.Goulart Farhat - email fcfarhat@unimep.br

 Estágio realizado no Serviço de Farmácia Hospitalar da Santa Casa de Piracicaba, por meio de convênio firmado com o Curso de Farmácia da UNIMEP. Durante este estágio os discentes contam com a presença constante de um professor supervisor de estágioin loco, para auxiliá-los e orientá-los no desempenho das seguintes atividades, conforme demanda real de um serviço de Farmácia Hospitalar:

  • Atuação na Central de Abastecimento Farmacêutico: unitarização de medicamentos injetáveis, atendimento aos pedidos das Farmácias Satélites e da Central de Kits de Medicamentos, por meio de sistema informatizado. Controle de estoque e boas práticas de armazenamento e conservação de medicamentos e fios cirúrgicos.
  • Atuação na Central de Fracionamento de Doses Orais: atendimento às Farmácias Satélites no tocante à produção das doses unitárias de medicamentos orais líquidos para uso pediátrico, fracionamento de comprimidos (½,  ¼) , doses unitárias de medicamentos líquidos e semi-sólidos para uso adulto.
  • Atuação na Central de Unitarização e Kit de Medicamentos: atendimento às Farmácias Satélites no tocante à unitarização de comprimidos e formação de kit de medicamentos injetáveis.
  • Atuação na Central de Kit de Procedimentos: atendimento às Farmácias Satélites no tocante à formação de kit de artigos médico-hospitalares para procedimentos médicos e de enfermagem.
  • Atuação nas Farmácias satélites: dispensação de medicamentos e artigos médico-hospitalares pelo Sistema de Distribuição por Dose Unitária; pesquisa e informações sobre medicamentos, artigos médico-hospitalares; revisão e discussão de prescrições; controle de antimicrobianos; montagem de maletas de medicamentos e artigos médico-hospitalares para pacientes no Centro Cirúrgico e Obstétrico.
  • Atuação em Farmácia Clínica: participação em visitas clínicas multiprofissionais nas UTI adulto e pediátrica; acompanhamento e discussão de casos clínicos.
  • Discussões sobre padronização e uso de medicamentos, artigos médico-hospitalares, nutrição parenteral, saneantes hospitalares.
  • Controle de validade, rastreabilidade e boas práticas de armazenamento de medicamentos e artigos médico-hospitalares.
  • Discussão e acompanhamento de protocolos (antimicrobianos, anticoalgulantes, alntiulcerosos etc)
  • Aspectos éticos e legais para o exercício profissional na área de Farmácia Hospitalar.

 

Como Chegar a Santa Casa
NR 32 - Aplicada nos Serviços de Saúde
ORIENTAÇÃO PARA O ESTÁGIO

Farmácia com Manipulação e Drogaria

 

Local do estágio: FARMAVIP
R
ua Governador Pedro de Toledo, 1429 - Fone 3434-1001

Fale com a Professora Supervisor de Estágio
Profa Dra. Andrea Cristina de Lima        e-mail
adclima@unimep.br

Estágio realizado em Farmácia com Manipulação da Rede FARMAVIP, por meio de convênio firmado com o Curso de Farmácia da UNIMEP. Durante este estágio os discentes contam com a presença constante de um professor supervisor de estágio in loco, para auxiliá-los e orientá-los no desempenho das seguintes atividades, conforme demanda real de uma Farmácia:

  • Controle de qualidade de matérias-primas e de produtos manipulados.
  • Cálculos farmacêuticos.
  • Manipulação de cápsulas, saches e outras formas farmacêuticas sólidas.
  • Manipulação de cremes, loções, géis e outras formas farmacêuticas semi-sólidas.
  • Manipulação de xaropes, soluções e outras formas farmacêuticas líquidas para uso oral ou externo.
  • Dispensação de medicamentos industrializados e manipulados.
  • Dispensação de medicamentos controlados e acompanhamento dos sistemas de registro.
  • Aspectos éticos e legais para o exercício profissional e para a administração de estabelecimentos comerciais farmacêuticos.

ORIENTAÇÕES PARA O ESTÁGIO
Veja Como Chegar

Farmácia Industrial

Fale com o Professor Supervisora de Estágio 
Profa. Dra. Pátricia Corrêa Dias 
pcorrea@unimep.br

 

 


Estágio realizado nas instalações de empresas Farmacêuticas, Cosméticas ou de Alimentos, localizadas em Piracicaba e região, por meio de convênio firmado com o Curso de Farmácia da UNIMEP. Durante este estágio os discentes contam com o acompanhamento de um profissional supervisor in loco e de um professor supervisor de estágio na Unimep para auxiliá-los e orientá-los no desempenho das seguintes atividades, conforme demanda real da empresa:

  • Pesquisa e desenvolvimento.
  • Produção de medicamentos, insumos farmacêuticos, saneantes, cosméticos, produtos alimentícios e outros relacionados ao âmbito do profissional Farmacêutico.
  • Controle de qualidade de matérias-primas e produtos acabados.
  • Garantia da qualidade.
  • Elaboração e divulgação de informações técnico-científicas.
  • Assuntos regulatórios.
  • Aspectos éticos e legais para o exercício profissional e para a administração de empresas.

ORIENTAÇÕES PARA O ESTÁGIO

Análises Clínicas e Toxicológica

Fale com o Supervisor de Estágio 
Prof. M.e Jadson Oliveira da Silva
jolsilva@unimep.br

 


 

Estágio realizado em laboratórios de Análises Clínicas e Toxicológicas localizados em Piracicaba e região, por meio de convênio firmado com o Curso de Farmácia da UNIMEP. Durante este estágio os discentes contam com o acompanhamento de um profissional supervisor in loco e de um professor supervisor de estágio na Unimep para auxiliá-los e orientá-los no desempenho das seguintes atividades, conforme demanda real da empresa:

  • Coleta de materiais e realização das análises clínicas e toxicológicas.
  • Interpretação dos resultados obtidos e discussão de diagnósticos clínico-laboratoriais.
  • Participação em setores relacionados à hematologia, imunologia, microbiologia, bioquímica clínica, citologia, entre outros.
  • Participação em discussões e ações multiprofissionais relacionadas a modelos diagnósticos, determinação de prognósticos, acompanhamentos terapêuticos.
  • Garantia da qualidade.
  • Acompanhamento de perícias técnicas.
  • Aspectos éticos e legais para o exercício profissional e para a administração de empresas.

ORIENTAÇÕES PARA O ESTÁGIO