Você está aqui: Página Inicial / Processos Químicos / Perfil do Egresso

Perfil do Egresso

por danilo.barbato — publicado 29/03/2016 15h46, última modificação 28/04/2016 15h43
Processos Químicos

O curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos é um curso da área Química e tem sob sua responsabilidade parte dos processos produtivos químicos. Esse curso visa oferecer às indústrias e às empresas prestadoras de serviços, um profissional capacitado para identificar e realizar análises dos processos produtivos, propondo soluções viáveis sob o ponto de vista, técnico e econômico, bem como participar do estudo, construção e montagem de sistemas de processos químicos industriais. Tem ainda como foco, proporcionar uma interface entre profissional da área química com o processo produtivo, buscando a valorização do desenvolvimento de tecnologias limpas.

O profissional formado pelo curso Tecnólogo em Processos Químicos estará apto a atuar nos diversos segmentos industriais e tecnológicos. Estará apto a desenvolver e adequar métodos analíticos nos processos químicos industriais e no controle de qualidade.  Estará apto também a planejar, gerenciar e realizar ensaios e análises laboratoriais, interpretação de resultados, emissão de laudos e pareceres técnicos. Estará apto ainda a selecionar os procedimentos analíticos e técnicos adequados à viabilização da produção, com o mínimo impacto ambiental e visando a sustentabilidade. Poderá atuar em: indústrias químicas, farmacêuticas e agroindústria, laboratórios de análises físico-químicas e microbiológicas, institutos e empresas de pesquisa e desenvolvimento de produtos e ainda em instituições de ensino.

De acordo com as atribuições o Tecnólogo em Processos Químicos poderá ocupar os seguintes cargos na função de: supervisor/chefe ou gerente de processos químicos; analista de processos químicos; assistente de operação de processos químicos; assistente de desenvolvimento de processos, entre outros.

Todas as competências e habilidades esperadas do profissional estão contempladas nas atribuições do Tecnólogo em Processos Químicos, que como profissional da química, são designadas pelo Conselho Federal de Química segundo a resolução normativa nº 36 de 25/04/1974, publicada no D.O.U. de 13/05/1974.