Você está aqui: Página Inicial / Gastronomia / Atividades do aluno

Atividades do aluno

por Danilo Sartorelli Barbato publicado 29/03/2016 15h46, última modificação 06/05/2016 16h26
Gastronomia

Programa de estágio

O Programa de Estágio é uma atividade de caráter obrigatório e supervisionado por docente do curso, prevista na matriz curricular do 4º e 5º semestre do curso de Gastronomia. 

A realidade da prática, vivenciada nos estágios, permite ao acadêmico dirigir sua formação para áreas de interesse específico, enriquecendo de habilidades e mesclando a teoria às práticas, aproximando o futuro tecnólogo das exigências do mercado de trabalho.

Os Estágios Supervisionados Obrigatórios são divididos em duas áreas temáticas e o aluno deverá, obrigatoriamente, durante o exercício de seu estágio, realizar atividades nas duas destas áreas, uma no 4º semestre e a outra no 5º semestre do curso, optando conforme:
Área 1: Específica: cantinas, pizzarias, churrascarias, lanchonetes, fast food, restaurantes típicos, restaurantes de especialidade, restaurantes internacionais, brasserie, rotisserie; restaurantes self-service.
Área 2: Complementar: Restaurantes de hotel, pousada ou resort; catering; hospitais; restaurantes industriais; restaurantes comerciais para empresas; refeições terceirizadas, desenvolvimento de produto e processamento de matéria primas, cafés, delicatessen, empórios, boulangerie, padarias, docerias, confeitarias, casa de chá, chocolaterias, bomboniere, sorveteria, vinícolas, bares, pubs; cervejarias, consultoria para empresas de alimentação.

Atividades Complementares

As Atividades Complementares são ações que desenvolvem nos alunos habilidades e competências que complementam o conteúdo oferecido pelas disciplinas curriculares e têm por objetivo minimizar o hiato entre teoria e prática. São consideradas Atividades Complementares, todas as atividades como:

  • Participação em eventos científicos, acadêmicos e culturais;
  • Atividades de Extensão;
  • Atividades de Pesquisa;
  • Atividades de Monitoria;
  • Participação na gestão do Centro Acadêmico e Diretório Central dos Estudantes;
  • Participação voluntária na execução de trabalhos práticos em estabelecimentos que preparam alimentos como em restaurantes e em eventos realizados no curso ou não;
  • Visitas técnicas a empresas, a feiras e eventos da área de alimentos, bebidas e gestão.
  • Estágios Não Obrigatórios que o aluno escolhe para ser desenvolvido durante sua vida acadêmica.

Modelo de Relatório
Regulamento
Tabela de pontuação