Você está aqui: Página Inicial / Pastoral Universitária / Devocional

Boas Vindas ao Segundo Semestre de 2021

por Pr Cris Pedroni publicado 03/08/2021 08h29, última modificação 03/08/2021 08h29

É preciso que o coração e a mente de vocês sejam completamente renovados.
(Efésios 4:23 - NTLH)

A frase acima foi retirada da proposta de uma vida nova. No contexto específico, fala da vida cristã. Mas, de forma geral, ela se encaixa em qualquer ponto de mudança. Portanto, essa recomendação nos serve bem para o início de um novo semestre letivo.

Novo, como fechamento de um ciclo e início de outro, como sempre deveria ser. Mas também como renovo de esperança, de novas oportunidades. Especialmente, nesses dias em que vivemos, da conjuntura de um longo tempo de reclusão e afastamento. Neste tempo que tanto se prolongou que já passou a ser chamado de o novo normal.

É certo que esse tempo nos antecipou em algumas transformações já previstas, mas que ainda pareciam um pouco distantes. Então, tivemos que nos adaptar. Tudo mudou rápido e com a força da imposição. E, nesse contexto, cada um está fazendo o melhor que pode. Mas precisamos nos lembrar de que nem todas essas mudanças serão permanentes.

O futuro se antecipou em algumas coisas, mas o passado não pode ser totalmente deixado para trás. E, especialmente, agora que as vacinas estão chegando e já começamos a perceber o antigo normal tendo de novo o seu lugar, devemos então reavaliar e planejar cada novo passo.

Ainda estamos em contexto de mudanças, mas já podemos começar a decidir o que queremos do futuro próximo. Temos novas oportunidades, e não podemos nos permitir querer o novo e o diferente mas continuarmos os mesmos. Se a vida nos apresenta um pouquinho mais de escolhas, que as façamos bem.

E, como diz aquela frase lá do início, não é só uma questão de mente, mas também de coração. Portanto, que o menor vislumbre de mudança encha sua vida de esperança e fé. Renove suas forças, respire fundo e coloque um pé depois do outro nessa nova caminhada.

E que Deus abençoe com luz para seus caminhos e uma presença protetora e ajudadora nessa pequena nova fase que é o segundo semestre letivo de 2021.

Pr Cris Pedroni
Pastoral Universitária da UNIMEP