Você está aqui: Página Inicial / Pastoral Universitária / Devocional / Mensagens Anteriores / Chegou a Quaresma!

Chegou a Quaresma!

por Angela Rodrigues publicado 15/03/2019 02h00, última modificação 15/04/2019 13h44

É uma verdade quase completa e coletiva que a Quaresma não seja a estação litúrgica preferida das pessoas, muito embora haja quem a vivencie como uma das mais importantes do ano. Nesta temporada, muitos escrevem belas reflexões sobre seu significado e estimulam o próximo a refletir sobre mudar ou alterar o modo de viver. Convém salientar que a Quaresma apresenta muitas oportunidades de crescimento espiritual, convidando-nos a valorizar a vida e abandonar tudo aquilo que a contamina e a denigre.

Entretanto, é exatamente na Quaresma que temos o privilégio de usufruir de situações transformadoras, e a razão por que essa estação é tão frutífera pode ser atribuída a um tema abrangente: o sacrifício de Cristo em nosso favor. Esta estação de Quaresma é preenchida até a borda com sacrifício, tempo de sentir um pouco da dor que Ele sentiu e aproximar-se de Deus enquanto limpamos a desordem de nossas vidas confortáveis e em muitas situações ou áreas contaminadas de erros e práticas desagradáveis.

Vivenciar o tempo quaresmal não é fácil, uma vez que sacrifício do Senhor em nosso lugar, requer de nós tolerância para dor e paciência para as mudanças que se operam no nosso dia-a-dia. O sacrifício exige pensar além de você e de seus desejos, exige disciplina e tudo que motiva a resignação. Largar pra lá o que nos prendia, nos afetava, não é algo divertido, dói mesmo, as vezes chegamos quase a querer desistir.

Diante deste cenário de profundas mudanças necessárias, ainda assim, estou contente com a chegada da Quaresma, pois a minha e a sua natureza egoísta, acolhe o anseio de abandonar o materialismo sufocante e a superficialidade que tantas vezes caracterizam a vida moderna. Na verdade, nosso espírito deseja reconciliação com o Deus vivo, no fundo, nossa alma está doente de penugem espiritual e quer algo mais profundo, mais carnudo, mais ardentemente relacional com o nosso Deus.

Quais mudanças sua vida precisa sofrer nesta Quaresma de 2019, para que a sua rotina habitual, abençoada seja pra você e sua família?

Você sente vontade de desistir de mudanças e voltar à vida fácil, aos erros e equívocos anteriores ao tempo da época da Quaresma?

Não, não desista de mudar, lançar fora o que você mesmo percebe que não edifica e nem dignifica sua vida. Veja, quando a Páscoa chegar, haverá alívio e finalmente, alegria. Deus abençoe sua semana e lhe dê a paz para que o tempo de Quaresma seja abençoado e abençoador.

Reverendo Luiz Rodrigues Barbosa Neto – Pastoral Universitária