Você está aqui: Página Inicial / Pastoral Universitária / Devocional / Mensagens Anteriores / Gostando e Amando

Gostando e Amando

por Angela Rodrigues publicado 07/12/2017 05h00, última modificação 07/12/2018 17h47

É importante conhecer a diferença entre gostar de pessoas e amar  pessoas; isso ajudará você a compreender melhor os modos relacionais que nos edificam. Convém explicar que gostar de alguém é achá-la agradável, uma vez que gostar implica emoções sadias - bons sentimentos e aquecida simpatia entre as partes. Gostar inclui a sensação de prazer quando você está com uma pessoa ou quando você está pensando sobre ela, é algo tremendo e maravilhoso.

Vale salientar que gostar é baseado em coisas como interesses mútuos, compatibilidade de temperamento e personalidades, camaradagem ou experiências de vida semelhantes. Gostar de alguém é emocional, psicologicamente e intelectualmente divertido e gratificante. A influência espiritual conta muito entre pessoas que nutrem identidades comuns, chegando a ser este tipo de conduta, o alicerce de grandes amizades.  É interessante que a Bíblia nunca nos manda gostar de todos, nunca menciona gostar como uma necessidade em todas as nossas interações e relacionamentos com outras pessoas.

Em alguns casos, a ação de gostar de alguém não implica que não seja uma coisa boa ou desejável nos relacionamentos, não é uma imposição, algo que necessariamente precisa acontecer.  O ato de gostar não precisa ser incentivado porque ocorre naturalmente, sem qualquer esforço de nossa parte, em nossas interações e conexões com algumas pessoas, é algo que acontece organicamente. Nós apenas gostamos de algumas pessoas, porque, para nós, elas são agradáveis. Entramos em confusão quando confundimos gostar e amar.  Embora a Bíblia nunca nos ordene gostar de todos, a Bíblia nos manda amar a todos.

É certo que embora gostar aconteça naturalmente em alguns relacionamentos, amar pessoas como Deus define, não é natural, não é algo que estamos inclinados a fazer. Embora gostar de alguém possa eventualmente levar a amar alguém, na perspectiva de Deus, gostar não é o antecedente, o pré-requisito, de amar. De fato, Deus nos manda amar pessoas das quais não gostamos, ou seja, na perspectiva de Deus, amar e gostar são duas coisas separadas. Elas não são necessariamente inclusivas, mas têm suas próprias distinções.

O amor, a partir do referencial bíblico, pensa e age de certa forma sensata em relação às pessoas, com ou sem emoções. Neste entendimento, por exemplo, citamos que uma característica do amor bíblico é a bondade. Podemos escolher pensar em pensamentos gentis e fazer coisas gentis para as pessoas, não importando o que sentimos ou sobre elas. Pensar e agir de maneira amorosa em relação aos outros, geralmente, exige que ignoremos e pressionemos quaisquer sentimentos ruins que temos em relação a eles. Isso não é fácil, e não é divertido ou pessoalmente gratificante, pelo menos quando começamos a praticá-lo. É atitude que requer compromisso com o modo de viver de Deus, confiando que o Seu caminho é o caminho certo.

Tenhamos todas e todos excelente nova semana, gostando e amando as pessoas, semeando bondade nas vidas delas.

O amor de Deus é capaz de fazer muito mais em nosso favor, Ele nos abençoe com abundante graça e constante paz, em nome de Jesus.

Reverendo Luiz Rodrigues Barbosa Neto – Pastoral Universitária