Você está aqui: Página Inicial / Pastoral Universitária / Devocional / Mensagens Anteriores / Muito Além do Pão e do Vinho

Muito Além do Pão e do Vinho

por Angela Rodrigues publicado 18/07/2019 05h00, última modificação 15/10/2019 19h51

“... assim aquele que se alimenta de mim viverá por minha causa”. João 6: 57.

A Santa Ceia é um meio de graça. Podemos dizer que é um símbolo, entendendo que a palavra tem sua origem no grego: “sýmbolon”, que podemos interpretar “àquilo que une” e não apenas representa algo. Na ceia, passamos a andar e viver, através do “novo e vivo caminho”, podendo desfrutar da comunhão com Deus.

A morte e ressurreição de Cristo é vivenciada e decretada de uma vez por todas. Há confirmação de que o pecado e a morte foram rompidos pela vida abundante que é Jesus. Somos verdadeiramente livres.

Ao comermos e bebermos dos elementos da Ceia celebramos que, através da nossa união com Cristo, não mais viveremos como escravos, somos livres em toda a dimensão humana.

O objetivo final da Ceia não é expressar a dor e sofrimento que trouxe a morte, mas sim o romper com todas as estruturas da opressão que roubou a paz e desumanizou as pessoas. É a celebração da vitória, da graça do amor em Cristo Jesus.           

Por isso, afirmamos que a Santa Ceia é muito mais símbolo, descreve uma realidade que pode ser experienciada pela fé. Algo que penetra no coração humano e traz profunda satisfação que nos faz viver e gostar da vida como um dom de Deus. “Porque quantas são as promessas de Deus, tantas têm nele o sim; porquanto também por Ele é o amém para glória de Deus, por nosso intermédio”. II Coríntios 1: 20.

Através de Cristo, as promessas na vida do cristão passam a ser realidades, presentes da graça de Deus. A Santa Ceia traz para nós coisas que antes não eram e que em Jesus se tornaram.

A paz que excede a toda compreensão! A alegria que é sem medida! A manifestação da graça! A vida real e significativa!

"Aquele que come este pão viverá para sempre".  Jesus entregou na cruz Seu corpo e sangue, por nós. Ele morreu, mas no terceiro dia ressuscitou.

Portanto, participar da Santa Ceia significa participar da vida de Cristo. É um momento de extrema alegria e, não de tristeza, e nada pode nos impedir de participar. Nem mesmo o pecado. O único pecado que nos impede de participar da Santa Ceia é o pecado não confessado.

Sendo a Santa Ceia um meio de graça, que traz a possibilidade de sermos limpos e perdoados pela obra de Cristo, se não participarmos por algum outro motivo a não ser o reconhecimento e negação em confessar o pecado, é uma declaração de que não acreditamos em Cristo e na obra da Cruz.  

A única preparação que precisamos para participar deste momento de graça, através da Santa Ceia e a confiança em Cristo e em Sua obra.

Silvio de Oliveira 
Pastor e Psicanalista